1º ciclo do Projeto Primeiro Acordes é finalizado em Rio Grande

200 0

Professores e alunos executaram trilhas sonoras de clássicos do cinema

Da Redação – Foi encerrado oficialmente nesta quarta-feira (27) o primeiro ciclo do Projeto Primeiros Acordes – Escola de Música de Rio Grande da Serra – parceria entre a Prefeitura Municipal, Aprisco e Unipar Indupa. Para isso, foi organizado um evento festivo com toda a equipe do projeto e alunos no Teatro Primeira-Dama Zulmira Jardim Teixeira, que se prepararam para apresentar ao público cinco trilhas sonoras de clássicos do cinema.

A abertura da festividade ficou a cargo dos professores do projeto, que executaram “Love Theme from The Godfather”, trilha da trilogia “O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola. Na sequência, foram apresentadas 4 músicas com os alunos do projeto: “Over the Rainbow”, que faz parte da trilha do clássico dos anos 1930, “O Mágico de Oz”, “Tara’s Theme”, de “E o Vento Levou”, e “Love Theme”, do filme Cinema Paradiso. O encerramento contou com uma montagem especial do tema principal dos filmes de James Bond, organizada pelo Professor Marco Stoppa.

Além das músicas, foi exibida nos telões a websérie “Primeiros Acordes”, produzida pelo canal Cult Cultura – que também patrocina o projeto –, que selecionou alguns alunos e professores para contar histórias inspiradoras de aprendizado, superação e descobertas.

Estiveram presentes no evento a Vice-Prefeita, Professora Marilza, a Secretária de Educação e Cultura, Rosi de Marco, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Gilvan Mendonça, o Presidente da Aprisco, Edson Carvalho, e a Coordenadora de Relações com a Comunidade e Comunicação da Unipar Indupa, Lisandre de Assis.

O Projeto Primeiros Acordes

O primeiro ano do projeto, iniciado no final de 2018, disponibilizou 60 vagas para os munícipes de Rio Grande da Serra, divididos em 3 turmas: 20 alunos para a turma de sopro metais, 20 alunos para a turma de sopro madeiras e 20 alunos para turma de percussão.

Mais de 30 instrumentos ficaram à disposição dos alunos, que durante 12 meses tiveram aulas teóricas e práticas.

O projeto é inteiramente gratuito e o corpo docente é formado por músicos experientes de grupos aclamados como “Samuca e a Selva”, “Ba-Boom”, “Buena Onda Reggae Club” e “Nômade Orquestra”, que participam de circuitos artísticos do SESC, Viradas Culturais e turnês internacionais.

A Prefeitura de Rio Grande da Serra é apoiadora do projeto. A antiga EMEB Rachel Silveira Monteiro, no centro da cidade, foi cedida para realização das aulas às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h. Um ônibus foi disponibilizado para levar os alunos em 6 bairros da cidade após as atividades.

Os alunos inscritos no projeto não precisavam de conhecimentos musicais. Os professores desenvolveram uma metodologia específica para o Primeiros Acordes, partindo do método da Capo, de Joel Barbosa. “Para nós, é muito importante trazer instrumentos e músicas do mundo deles [alunos] para o nosso e vice-versa. Por isso, antes de começar a tocar, queremos ouvi-los. Essa troca professor-aluno é fundamental” explica o curador e professor Victor Fão sobre a montagem da metodologia.

Para que seja formada uma banda ou orquestra são necessários anos de dedicação. Por isso, o ciclo II do projeto está planejado e em fase de negociação do patrocínio para continuidade: “Queremos extrair o melhor deles para que todos possam estudar e crescer na área, fazendo o legado deles perdurar, o que leva anos para acontecer” comenta Fão.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "1º ciclo do Projeto Primeiro Acordes é finalizado em Rio Grande"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *