Da Redação – O exercício da responsabilidade social tem contribuído, e muito, para a inclusão de milhares de brasileiros nos benefícios da economia e nos direitos da cidadania. E mesmo sem uma legislação para estimular uma cultura da doação no Brasil, muitas empresas têm se mobilizado e conseguido engajar seus colaboradores em ações que vão bem além de abrir a carteira.
A Flex Relacionamentos Inteligentes, empresa de gestão de relacionamentos (https://www.flexcontact.com.br/), é um desses casos: incentivou o trabalho voluntário por meio de uma parceria com o Hospital do GRAACC, instituição brasileira referência no tratamento de câncer infantojuvenil. “Além de doações feitas pela própria empresa, estimulamos nossos profissionais a conhecerem o trabalho do GRAACC. Como consequência, hoje, de forma voluntária, cerca de 3.100 profissionais doam mensalmente entre R$ 1,00 e R$ 150,00, o que gera uma doação anual significativa para a entidade”, diz Topazio Silveira Neto, CEO da Flex.
Ao liberar seus colaboradores para o voluntariado dentro do horário de expediente, a empresa conseguiu sensibilizá-los para a real necessidade de microdoações. “Elas compõem cerca de 60% da receita de custeio do hospital e fazem toda a diferença para a sustentabilidade da organização”, diz Suzana Dalessio, gerente de Arrecadação do GRAACC.
Assim, de um em um real, em um ano de parceria foram doados mais de R$ 320 mil para a instituição. Tudo graças aos profissionais de diferentes áreas da empresa, que se dispuseram, inclusive, a gravar vídeos numa campanha para melhorar a arrecadação de fundos, se transformando em embaixadores Flex.
Atualmente, são 30 as pessoas que ajudam no desenvolvimento de novas ações e estratégias para fomentar a causa dentro de cada unidade. Dentre as iniciativas destacam-se: arrecadação de itens como roupas, calçados e acessórios para serem comercializados no Bazar GRAACC, gerando nova fonte de receita, com pontos de coleta localizados em lugares estratégicos nas unidades; e a digitação do cadastro de notas fiscais de São Paulo, reunidas a partir dos cupons depositados pelos profissionais em urnas dentro das unidades Flex.
A captação de recursos é um desafio constante do terceiro setor. Por isso, o GRAACC se tornou parceiro global da Harvard Business School, participando do programa Field, um projeto realizado pelos estudantes para mobilizar os millennials, geração dos nascidos após 1980. A ideia é desenvolver ações para formar novos doadores, que têm o hábito de usar dispositivos móveis.
De acordo com Angela Casali, essa preocupação com as pessoas não é algo pontual. “Ao longo de dez anos, estabelecemos parcerias com entidades/instituições que realmente fazem a diferença nos segmentos em que atuam. A oportunidade de parceria que surgiu em 2018 entre a Flex e o Hospital do GRAACC consolidou esse trabalho”, avalia.
A sensibilização e engajamento dos profissionais para a doação de recursos financeiros de forma voluntária foram fundamentais para atingir resultados tão significativos. Em 2018, o hospital atendeu mais de quatro mil pacientes e realizou 19.698 aplicações de quimioterapia, 69 transplantes de medula óssea, 38.721 consultas médicas, entre outros procedimentos.
Outra conquista importante do GRAACC, a partir das doações, foi a reforma de um dos andares da entidade. O espaço ganhou 11 novos leitos de internação e potencializará ainda mais o atendimento e o tratamento dos pacientes com câncer.
O Hospital do GRAACC oferece tratamento integral para crianças e adolescentes com câncer e investe nos mais modernos procedimentos e em profissionais trabalhando no limite do conhecimento para garantir todas as chances de cura.
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