Texto: Caio Bruno (Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul)
Da Redação – Celebrando os 71 anos da emancipação político-administrativa de São Caetano do Sul, a Fundação Pró-Memória promove no Espaço do Forno (situado na praça de mesmo nome com acesso pela Rua Casemiro de Abreu, no Espaço Cerâmica), na quinta-feira (24/10), data exata do aniversário da autonomia, série de ações comemorativas em alusão ao acontecimento.
A programação começa às 15h com a exibição do documentário Os Autonomistas (2009). Produzido pela Blá Filmes, o filme de uma hora de duração conta a história do Movimento Autonomista de 1948 com depoimentos de historiadores, especialistas e, claro, de alguns dos líderes da ação que culminou com a transformação do então subdistrito de Santo André em município.
Logo após, as 16h, será realizada a abertura da exposição O povo disse “sim”: São Caetano e sua autonomia. Com fotos, imagens e reproduções de jornais da época, a mostra traz recorte da luta pela emancipação desde o primeiro Movimento Autonomista de 1928, a rearticulação da década de 1940, o plebiscito vitorioso e finalmente a eleição e posse do primeiro prefeito de São Caetano, Ângelo Raphael Pellegrino, em 1949.
Finalizando as festividades, depois de aberta a exposição, o Espaço do Forno recebe mais uma edição da Roda de Conversa desta vez com a participação de integrantes do Gama (Grupo de Amigos do Movimento Autonomista), que congrega, entre outros, os líderes autonomistas remanescentes. O jornalista especializado em memória regional Ademir Médici (Diário do Grande ABC) é presença confirmada. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail:eventos@fpm.org.br
O povo disse “sim”: São Caetano e sua autonomia tem visitação livre e gratuita e fica em cartaz até 18 de abril de 2020. O horário de funcionamento é de terça a sexta das 8h30 às 16h30 e aos sábados das 9h às 13h.
Nenhum comentário on "Pró-Memória tem filme, roda de conversa e exposição para brindar a Autonomia"