Iniciativa pioneira de visitas monitoradas da Unipar já celebrou importantes parcerias na região do Grande ABC
Da Redação – Ao completar seu primeiro aniversário de operação na planta industrial de Santo André, o Programa Fábrica Aberta, iniciativa pioneira de visitas monitoradas criado pela Unipar, bateu a marca de dois mil visitantes desde seu início. A marca simboliza o sucesso do programa na região do ABC, local onde já construiu importantes parcerias com instituições de ensino e com o poder público.
O Fábrica Aberta é uma iniciativa pioneira da Unipar, que começou há 34 anos na fábrica de Cubatão, e representa a cultura de abertura da empresa para as comunidades em volta das plantas industriais e para toda a população.
O programa permite ao público externo conhecer o processo produtivo, medidas de segurança e práticas de preservação do meio ambiente, sendo considerado como um marco neste último quesito. Em 2018, passou a fazer parte de todas as fábricas e já acumula, ao longo das últimas três décadas, cerca de 120 mil visitas.
Segundo o diretor de RH da Unipar, João Raful, o resultado desta longa história de transparência e incentivo ao conhecimento produtivo se traduz na quantidade de visitações. “Ao deixarmos as nossas portas abertas para o público externo, possibilitamos que venham nos conhecer pessoas interessadas na indústria química, saber mais o funcionamento de uma gestão eficiente de segurança e as melhores práticas empresariais de respeito ao meio ambiente, além da história da empresa. É uma filosofia de trabalho que nos aproxima das comunidades e fortalece o orgulho dos colaboradores”.
A trajetória do Fábrica Aberta e a força desse nome possibilitou que, logo em seu primeiro ano no ABC, o programa já celebrasse importantes parcerias. Entre as principais, está a adesão aos programas de Turismo Industrial dos municípios de Santo André e São Bernardo do Campo. “Essas parcerias servem também como reconhecimento do poder público e outras instituições da força do programa, assim como sobre a iniciativa e o pioneirismo da empresa ao apresentar este conceito. Ficamos felizes em ver que os roteiros municipais enxergam no Fábrica Aberta uma forma de aumentar a adesão do público”.
Sobre a visitação
O percurso da visita em Santo André é feito de ônibus. Após uma breve explanação sobre a empresa e os procedimentos de segurança, os visitantes seguem guiados por monitores, colaboradores aposentados da companhia, por um roteiro com três paradas. Na primeira, visitam a exposição que conta um pouco da história da empresa e seus projetos comunitários. Em seguida, partem para a sala de controle, onde podem ter uma ideia melhor sobre os padrões de segurança que regem a fábrica. Posteriormente, na segunda parada, eles conferem o salão de eletrólise e, finalmente, na última, visitam os laboratórios e a casa do PVC, local em que têm uma ideia melhor dos diferentes usos do material em nossa vida diária.
Participação
Os interessados em participar do programa Fábrica Aberta podem realizar a inscrição pelo site www.fabricaaberta.com.br e agendar uma data. Para realizar a visita é necessário ser maior de 15 anos de idade.
Sobre a Unipar
A Unipar é a maior produtora de cloro e soda cáustica da América do Sul e também uma das líderes na produção de PVC no continente. Com ações listadas na B3, a empresa baseia sua produção em três fábricas em Cubatão (SP), Santo André (SP) e Bahía Blanca (Argentina) , onde também produz o hipoclorito de sódio e ácido clorídrico, insumo para as indústrias têxteis, de papel e celulose, alimentos, bebidas e remédios, e o dicloroetano, matéria-prima básica para a produção do PVC. Com a missão de gerar valor com sustentabilidade para clientes, colaboradores, acionistas e sociedade, a Unipar se pauta pela sustentabilidade, ética, excelência e qualidade e respeito às pessoas, de forma a buscar crescimento com transparência e responsabilidade.
Nenhum comentário on "Fábrica Aberta em SA bate a marca de duas mil visitas em um ano"