Da Redação – A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul promove na próxima quinta-feira (17/10) às 18h no Espaço Cultural Casa de Vidro (Praça do Professor, altura da Avenida Goiás 1.111, Bairro Santa Paula) o lançamento do livro Deputados e delegados do poder monárquico: eleições e dinâmica política na província de São Paulo (1840-1850) (Editora Intermeios) de autoria do historiador da instituição Rodrigo Marzano Munari.
Fruto de dissertação de mestrado defendida na Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), a obra aborda temática que ainda oferece campo vasto às indagações dos historiadores, isto é, o problema das eleições e da legislação eleitoral no Brasil do século XIX, com ênfase na atuação eleitoral dos presidentes de província, figuras fundamentais do jogo político no Império brasileiro. O trabalho tem como recorte a província de São Paulo da década de 1840 – década de duas importantes reformas na legislação eleitoral –, cuja dinâmica político-partidária é minuciosamente analisada.
“Consagrado pela historiografia como o principal ator responsável pela vitória, não raro por meios escusos ou fraudulentos, do partido governista nos pleitos da época, o presidente provincial é apresentado no livro como parte integrante de um maquinário político provincial muito mais complexo e multifacetado”, explica Munari.
Durante a atividade, o livro será comercializado ao preço de R$ 20.
Autor – Rodrigo Marzano Munari é bacharel, licenciado e mestre em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Dedica-se, principalmente, ao estudo da história política do Brasil Império, com ênfase nos seguintes temas: representação política; legislação eleitoral; eleições. Atualmente, é doutorando em História Social pela mesma universidade e colaborador da Fundação Pró-Memória onde atua na área de pesquisa.
Nenhum comentário on "Historiador da Pró-Memória lança livro sobre eleições em SP no século 19"