Direito São Bernardo faz 55 anos como referência no ensino jurídico

589 0

Sob a gestão do prefeito Orlando Morando, a Direito SBC tem investido em melhorias do corpo docente e de seus funcionários, e firmado convênios com instituições internacionais

Crédito-foto: Gabriel Inamine (PMSBC)

Da Redação – Em completa sintonia com os tempos atuais, a Faculdade de Direito de São Bernardo (FDSBC) completa neste dia 5 de outubro seus 55 anos de idade. Tão emblemático quanto esse mais de meio século são as conquistas obtidas, em especial, nesses dois últimos anos, o que proporcionou à instituição continuar despontando entre as 30 melhores no Estado de São Paulo, sendo ainda a referência no Grande ABC há anos consecutivos, de acordo com o ranking anual da Folha de S. Paulo. Entre as faculdades públicas, é a 28ª melhor avaliada no país, já no Estado paulista, a 3ª mais bem posicionada entre as que apresentam o curso de Direito.

“A Faculdade de Direito reflete a atenção que temos com a Educação de qualidade em São Bernardo e isso se estende, inclusive, à qualificação oferecida nessa respeitada instituição. Assumi o compromisso de levar adiante algumas melhorias que, há décadas, eram aguardadas pelo corpo de funcionários e também pelos estudantes. O esforço coletivo fez toda a diferença e, como resultado, já estamos colhendo frutos positivos que ratificam a excelência desse campus, especialmente pelo desempenho dos alunos nas avaliações junto à OAB e na referência obtida no mercado de trabalho. Esse cenário contribui, ainda, para gerar mais negócios ao município”, realça o prefeito Orlando Morando.

A trajetória consolidada da Faculdade de Direito de São Bernardo pode também ser medida por inúmeros prêmios, inclusive junto à comunidade acadêmica, como o Selo de Qualidade “OAB Recomenda”, conquistado por seis vezes consecutivas, apontando seu desempenho na formação de bacharéis de Direito, no país. Bastante criterioso, o selo é entregue a cada três anos, levando em consideração o desempenho dos alunos no Enade e o índice de aprovação no Exame da Ordem.

MELHORIAS – A comunidade estudantil, entre alunos, funcionários, professores e doutores, que frequentam o campus têm assistido a diversos benefícios direcionados à Faculdade. Entre os mais relevantes, listam-se a lei sancionada em julho último pelo prefeito, que trouxe a tão esperada reestruturação e plano de carreiras, além do incremento salarial de 13% a 29%, aos profissionais, e que já passou a valer desde agosto. Recentemente, fechou-se convênio com a italiana Università Degli Studi di Messina, com objetivo de estimular o intercâmbio estudantil, realização de pesquisas mútuas, entre outras iniciativas; e ainda renovação da biblioteca, para maior conforto e usabilidade, e também a readequação dos ambientes voltados à Saúde e Bem-Estar, incluindo o Fraldário, da Faculdade.

Como autarquia municipal, ao longo dessas décadas, a instituição evoluiu nas iniciativas de apoio à população da cidade, com a implementação dos projetos Direito na Palma da Mão, Escritório-Escola, Cejusc, Juizados Especiais, entre outras ações pontuais que tornaram consultoria e serviços jurídicos cada vez mais acessíveis àqueles que necessitam, mas que não possuem recursos para isso.

“A instituição é reconhecida nacionalmente e internacionalmente por, entre outros cuidados, atrelar-se ao conceito de que o professor é fundamental para no processo do conhecimento aos alunos, tanto é que incentivamos o aprimoramento constante. Isso resulta em 80% dos docentes serem Doutores ou pós-Doutores. Essa ótima formação reflete na condução dos alunos formados aqui ao mercado, pois a maioria atinge a magistratura ou se consolidam como promotores, procuradores, advogados sempre bem conceituados. Ainda sobre nossa base, trabalhamos norteados por três pilares: ensino de extrema qualidade, pesquisa por meio de convênios internacionais da pós-graduação e estendida. Essa última por meio do atendimento ao público, uma característica que enriquece a experiência aos alunos e pós-graduandos e mantém nosso constante trabalho social”, ressalta o diretor da Faculdade, Rodrigo Gago Barbosa.

FDSBC – A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo reúne aproximadamente de 2,2 mil alunos, contando com turmas regulares na graduação, além de outras divididas em pós, cursos de extensão e especialização, iniciação científica, entre outros. A Faculdade se mantém moderna e atual, por acompanhar as tendências das diversas áreas jurídicas, inclusive pelos cursos de pós-graduação, que abrangem desde os segmentos mais tradicionais, até os mais atuais, como Direito Digital e Direito das Diversidades (relação completa em www.direitosbc.br). Criada em 1964, é referência no ensino jurídico no país, com mais de 14 mil profissionais formados e atuantes em diferentes nichos da seara do Direito. A instituição não possui fins lucrativos e a anuidade cobrada dos alunos – uma das menores de São Paulo – garante a autonomia financeira da estrutura. O campus está localizado na Rua Java, 425 – Jardim do Mar – São Bernardo do Campo – Telefone (11) 3927-0222.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Direito São Bernardo faz 55 anos como referência no ensino jurídico"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *