Palestras motivam alunos surdos para a carreira profissional

239 0

Evento marcou Dia do Surdo que também teve workshop, vivências e apresentação musical

Texto: Beatriz Lucas/Heitor Bisi (PMD)

Da Redação – Para marcar o Dia Nacional do Surdo, 26/09, a Prefeitura de Diadema, por meio da EMEE Olga Benário Prestes, realizou workshop de Libras para funcionários do Shopping Praça da Moça. Com o nome Mãos Que Falam e Olhos Que Veem, o objetivo  foi instruir os funcionários para melhor atender a comunidade surda.

Durante o encontro, os alunos da EMEE Olga Benário Prestes ensinaram sinais de Libras que são comuns dentro do shopping, como cumprimentos, pedido de informações e os sinais que informam que a pessoa não está se sentindo bem.

“O shopping é um grande centro comercial na cidade. Muitas vezes, a população surda tem dificuldade para se comunicar. Trazer um pouco do dia a dia do surdo para frente de atendimento do Shopping Praça da Moça é muito importante para prestar o melhor serviço que a gente puder”, explicou a coordenadora de Marketing do Shopping Praça da Moça, Kalime Matos. 

O aluno Vitor Henrique da Silva Barberino adorou a experiência de poder ensinar os sinais para os funcionários do shopping. “Hoje é um dia muito especial. É importante ensinar Libras e mostrar para os funcionários diversos sinais. Eles precisam entender Libras. Eles foram muito corajosos de vir aqui aprender. Agora precisa treinar e, se precisar, estou aqui para ajudar”.

Palestras

Na noite da última quarta-feira, 25/09, a EMEE Olga Benário Prestes comemorou o Dia Nacional do Surdo com palestra ministrada por três ex-alunos da escola, um prestes a estudar em faculdade, um que já concluiu e outro que iniciou seus estudos no ensino superior. O evento, que contou com a presença da Chefe de Gabinete, Caroline Rocha, e do secretário de Educação, Cacá Vianna, foi destinado aos pais de alunos que hoje estudam na escola e tem como objetivo mostrar que o surdo pode levar uma vida produtiva, trabalhando e estudando.

“Este é um momento para agradecer aos profissionais da rede que fazem um trabalho belíssimo de inclusão. Estamos cada dia mais buscando uma educação inclusiva e de qualidade para todos os nossos alunos”, ressaltou o secretário de Educação, Cacá Vianna.

A primeira palestra da noite contou a experiência de Emilso Bezerra de Araújo, que realizou todo o Ensino Fundamental (1º até 9º ano) na Escola Olga Benário. Depois, cursou o 2º grau e se formou em gastronomia pela Faculdade Estácio. Hoje, ele trabalha no Empório Casa Santa Luzia. Emilso afirmou que nunca desistiu. Lutou muito e definiu como objetivo de vida estudar e se aperfeiçoar em sua área de atuação. Ele concluiu sua apresentação ressaltando a importância dos alunos da Olga Benário a continuarem seus estudos com dedicação para evoluírem profissionalmente. 

“Para a gente foi muito interessante saber o histórico desses alunos, como foi a passagem pela escola, quão marcante foi e a função social que essa escola tem no município. Além disso, incentivar os outros alunos a não desistir e provar que as oportunidades existem e que toda a luta vale a pena”, comentou a Chefe de Gabinete, Caroline Rocha.

A outra palestra da noite foi apresentada por Monalisa dos Santos, que hoje se prepara para cursar faculdade. Ela foi acometida por uma meningite com um ano e três meses de idade e, também como Emilso, cursou todo o Ensino Fundamental na Olga. Hoje, ela trabalha no DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), onde ensina LIBRAS e auxilia outros surdos.

Superação e dedicação foram os destaques da palestra proferida por Gabriel Reis, hoje estudante do primeiro ano de Educação Física na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). Ele estudou na Olga Benário até o 5º ano do Ensino Fundamental. Na sequência fez o segundo grau no Instituo Santa Terezinha. Ele afirmou que é preciso estudar muito para conseguir evoluir nos estudos e que sempre contou com apoio da família.

Exemplo de vida

Os pais presentes aprovaram essa troca de ideias com ex-alunos da escola que hoje encontram-se bem incluídos na sociedade. Para o casal Miriam de Paula Martins e Alexandre Mendes Martins, pais do aluno Aliquer, do 9º ano, as palestras mostraram que os surdos podem ter os mesmos empregos e estudar como os ouvintes. “Eles são capazes. O evento foi muito bom, pois os relatos são um exemplo de vida”, disse Miriam.

Para Maria Barbosa da Silva, mãe do aluno Vítor, também do 9º ano do ensino Fundamental, a escola auxilia na auto estima dos alunos. “As palestras mostraram que a escola os ajuda no desenvolvimento de suas capacidades”. Ela também ressalta o esforço dos pais na educação de seu filho. “Nunca desisti de meu filho. Era na chuva ou no sol, sempre trazia meu filho na escola, pois acreditávamos no ensino oferecido”, concluiu.

Outros projetos

Na próxima segunda-feira, 30/09, 100 alunos da EMEE Olga Benário farão apresentação de uma música sobre Astrobiologia, na Praça de Alimentação, do Shopping Praça da Moça. Em parceria com o Matéria Rima, os alunos ouvintes cantarão e os surdos vão interpretar.

Desde o início do ano, a EMEE Olga Benário Prestes, em parceria com a instituição LUCA – Ciência para Educar, está desenvolvendo projeto que inclui aulas de Astrobiologia para 31 alunos surdos. A Astrobiologia é o estudo da origem, evolução, distribuição e futuro da vida no universo.  O principal desafio foi adequar a Astrobiologia à Libras e tornar cada aula acessível.

Outro projeto que a escola está desenvolvendo é o “Seja a mudança que você quer ver no mundo”, ação coletiva envolvendo os alunos, professores, funcionários, parceiros, pais de alunos e a comunidade escolar. O projeto será finalizado em 5/10.  O objetivo é promover melhorias no entorno da escola, com a implantação de uma horta comunitária, jardim na rotatória, grafite nos muros das casas, instalação de lixeiras, entre outros. 


Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Palestras motivam alunos surdos para a carreira profissional"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *