Da Redação – A CAIXA Cultural São Paulo recebe o prestigiado Duo Santoro, formado pelos irmãos gêmeos Paulo e Ricardo Santoro, para uma série de quatro concertos inéditos patrocinados pela CAIXA e pelo Governo Federal, nos quais executarão apenas músicas de compositores brasileiros vivos. Os concertos marcam o início da programação musical de 2019 no mês em que o histórico prédio localizado na Praça da Sé completa 80 anos.
No concerto ‘O compositor é vivo!’, o Duo executará obras consagradas de compositores como Edino Krieger e Ronaldo Miranda, entre outros, e obras inéditas, compostas exclusivamente para o projeto por André Mehmari e Tim Rescala. Os concertos acontecerão entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, às 19h15, e terão entrada gratuita. No dia 30 de agosto, haverá uma masterclass, às 16h, também com entrada gratuita.
O projeto surge a partir do desejo de mostrar ao público brasileiro um programa contendo um repertório exclusivamente brasileiro, apresentando apenas obras de compositores clássicos vivos. Com a finalidade de difundir e divulgar o que se constrói de cultura atualmente em nosso país, o projeto apresentará duas estreias mundiais de obras compostas exclusivamente para a interpretação do Duo, que serão apresentadas nos concertos realizados na CAIXA Cultural São Paulo: “Contrastes”, de André Mehmari, e “Espelho”, de Tim Rescala.
Considerado “um dos maiores sucessos da música erudita brasileira” pelo Jornal O Globo, o Duo Santoro é um dos conjuntos mais elogiados pela crítica especializada. Único duo de violoncelos em atividade permanente no Brasil, o Duo Santoro estreou em 1990 e já se apresentou nas principais salas de concerto de todo o país e também no Carnegie Hall de Nova York, na Argentina e na República Dominicana. Seus recitais incluem um leque eclético de estilos, que vai do erudito ao popular. Uma das principais metas do Duo Santoro é a divulgação da música brasileira. Para isso, contam com a colaboração de vários compositores, que dedicaram algumas de suas principais obras ao Duo, tais como Edino Krieger, Ronaldo Miranda, João Guilherme Ripper, Ricardo Tacuchian, Dimitri Cervo, Villani-Côrtes, Tim Rescala, André Mehmari, entre outros.
Em 2013, lançaram seu primeiro CD, “Bem Brasileiro”, e em 2017, lançaram o segundo CD, “Paisagens Cariocas”, sendo eleito um dos “10 álbuns imperdíveis de música erudita” pela Revista Bravo! de São Paulo. No ano passado, gravaram o CD “Retratos de Brasil en Córdoba”, como solistas da Orquesta Académica del Teatro del Libertador.
Serviço – Projeto Duo Santoro – o compositor é vivo!, na Caixa Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP), dias 29, 30 e 31 de agosto e 1º setembro de 2019, às 19h15. Entrada gratuita – Ingressos disponíveis a partir das 9h do dia da apresentação. Capacidade: 80 lugares Informações: (11) 3321-4400 | www.caixacultural.com.br
Nenhum comentário on "Caixa Cultural SP apresenta Duo Santoro em “O compositor é vivo!”"