Da Redação – O Grupo de Trabalho (GT) Assistência Social do Consórcio Intermunicipal Grande ABC debateu, na reunião desta quarta-feira (14/8), a implementação de formação regional continuada para trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A ação será desenvolvida em conjunto com o GT Criança e Adolescente e o Grupo Temático População em Situação de Rua.
A ideia é capacitar cerca de 150 trabalhadores (técnicos e gestores) objetivando garantir qualidade ao atendimento da população do Grande ABC. O próximo passo será mapear as áreas que necessitam da educação permanente para que possam montar uma proposta. O processo de formação ocorrerá no período de um ano. Os participantes receberão certificação de curso de extensão.
O Suas, implantado em 2005, é um sistema constituído nacionalmente com direção única, caracterizado pela gestão compartilhada e cofinanciamento das ações pelos três entes federados (União, Estado e Município) e pelo controle social exercido pelos Conselhos de Assistência Social municiais, estaduais e federais.
A diretriz tem como referência o território onde as pessoas moram, considerando suas demandas e necessidades. Os programas, projetos, serviços e benefícios devem ser desenvolvidos nas regiões mais vulneráveis, tendo a família como foco de atenção.
As ações da assistência social no Suas são organizadas em dois tipos de proteção: básica e especial, e desenvolvidas ou coordenadas pelas unidades públicas: Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e de forma complementar, pela Rede Socioassistencial Privada do Suas.
Em 2013, entre 14 de junho e 6 de dezembro, o GT Assistência Social realizou extensão universitária para gestores, coordenadores e técnicos de nível superior dos serviços da rede pública do Suas dos municípios do Grande ABC. A formação teve carga horária de 77 horas.
“A ideia é que a capacitação proposta agora tenha o mesmo formato daquela de 2013”, afirmou o secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão. O projeto regional prevê que a formação seja feita em ciclo de palestras com especialistas do setor convidados pela entidade regional. O GT também fará uma consulta pública no site do Consórcio ABC para que as pessoas possam contribuir com a escolha dos temas que serão abordados na capacitação.
Nenhum comentário on "Consórcio inicia processo para especialização de profissionais de assistência social"