Texto: Viviane Raymundi (Semasa)
Da Redação – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove, no dia 21 de agosto, mais uma oficina que agrega técnicas de aproveitamento de materiais e preservação ambiental. Trata-se de Introdução à Impressão Botânica, técnica de estamparia natural em tecido que utiliza folhas, flores e sementes. A atividade será realizada no Centro de Referência em Educação Ambiental (rua Igarapava, 250, Valparaíso).
Durante duas horas e meia, das 14h às 16h30, os participantes conhecerão este processo que é totalmente artesanal e não agride o meio ambiente, buscando, ao contrário, uma integração com a natureza. A técnica pode ser utilizada para dar vida nova a tecidos ou para simplesmente diferenciar peças no mercado da moda sustentável.
Os participantes da oficina, que é gratuita, aprenderão sobre os principais elementos usados na impressão botânica (folhas, flores, cascas, sementes, serragem), preparo e tipos dos tecidos, mordentes, processos de impressão, instruções de cuidados com os tecidos, reação química, consumo consciente e síntese dos impactos ambientais de corantes químicos. Haverá ainda indicação de literaturas.
Para participar, é necessário levar tecidos ou acessórios na cor branca. Podem ser em malha, sarja ou brim. A oficina terá a facilitação de Gisele Alves Lujan, terapeuta holística, artesã, permacultora e graduanda em gestão em saúde ambiental pela Faculdade de Medicina do ABC.
Serviço – Oficina Introdução à Impressão Botânica, das 14h às 16h30, no Auditório do Centro de Referência em Educação Ambiental (Rua Igaravapa, 250 – Valparaiso – Santo André). Público-alvo: maiores de 14 anos. Inscrições: Pelo site aqui ou 4433-9855/ 4433-9787 Há estacionamento gratuito no local. Linhas de ônibus que partem do Centro de Santo André: I06(ponto de parada na Rua Igarapava) ou 151 da EMTU (ponto de parada na altura do nº 934 da Av. Atlântica)
Nenhum comentário on "Semasa promove oficina sobre Impressão Botânica no dia 21 de agosto"