Da Redação – Mais de 200 pessoas, entre profissionais de saúde, educação e interessados no tema participaram da cerimônia de abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) do V Agosto Dourado, realizada em 1º de agosto, quinta-feira, no auditório do Quarteirão da Saúde.
O evento promovido pela Prefeitura de Diadema teve como tema “Empoderar Mães e Pais, Favorecer a Amamentação. Hoje e para o Futuro” e ressaltou a importância do aleitamento materno e da rede de apoio que a mãe precisa ter para se dedicar à amamentação.
A programação iniciou com vídeos sobre o trabalho desenvolvido na cidade, seguida de mesa de autoridades, apresentações teatrais e musicais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e palestras. O secretário municipal de saúde, Luís Cláudio Sartori, afirmou que o trabalho desenvolvido traz resultados positivos.
“Em 2018, conquistamos a menor taxa de mortalidade infantil de toda sua história: 10,94 para cada mil nascidos vivos. Isso coroa um sistema público de saúde que passa por muitas dificuldades, como os demais do país, mas que tem fibra e realiza com muito amor e competência”, afirmou.
A palestrante Andrea Penha Spinola Fernandes, coordenadora do Centro de Referência Estadual do Banco de Leite Humano da Grande São Paulo, apresentou as principais estratégias para garantir a amamentação exclusiva até os seis meses e complementar até os dois anos.
Entre elas estão método canguru, quando o recém-nascido prematuro é colocado em contato pele a pele com a mãe e o pai; Rede Amamenta e Alimenta Brasil; hospitais com selo Amigo da Criança, que promove, protege e apoia o aleitamento materno; salas de apoio à amamentação em espaços públicos e empresas; monitoramento ao cumprimento das normas brasileiras de comercialização de alimentos para lactentes e primeira infância (NBCAL), rede integrada e de apoio à mãe, entre outras ações.
“O aleitamento materno tem grande impacto na morbimortalidade neonatal e o Banco de Leite Humano é uma política pública voltada para isso. Quando um prematuro está na UTI, o primeiro alimento oferecido deve ser o leite da mãe. Se não for possível, o leite de doadora. Apenas como terceira opção deve-se oferecer a fórmula”, declarou.
Selo de Qualidade
A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta que o aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses e complementar até os dois anos. Durante o evento, a UBS Canhema recebeu a certificação do Ministério da Saúde (MS) na Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil por ter todos os profissionais mobilizados e qualificados para apoiar o aleitamento materno. A enfermeira e tutora de aleitamento materno e alimentação complementar, Shirley Félix Cezário de Melo, destaca o comprometimento da equipe. “Nós podemos mais, nosso trabalho é lindo, humanizado e forte. É para hoje e para o futuro. Essa é a primeira porta para uma rede de apoio à amamentação e ainda temos vários passos a seguir. Todo mundo é sensível e é passível sim de incentivar o aleitamento”, ressaltou.
Além desta certificação, a UBS Reid também foi certificada por disponibilizar uma sala de apoio à amamentação e contar com uma equipe qualificada para desenvolver ações e apoiar mãe e família nesse momento. Outra novidade é que a empresa Prensas Schuller, localizada na Vila São José, é a primeira de Diadema a ser certificada pelo município por instalar uma sala de apoio à amamentação para funcionárias que retornam da licença maternidade. “Nós queremos que as empresas fiquem sensibilizadas e tenham um espaço para que a mãe extraia o leite, armazene e ofereça à criança. Temos creches municipais que conseguem oferecer esses espaços para receber o leite ou amamentar a criança”, explicou a coordenadora do Departamento de Vigilância à Saúde, Andreia de Conto Garbin.
Durante todo o mês, a Prefeitura realiza ações nas 20 Unidades Básicas de Saúde e maternidade para lembrar o Agosto Dourado. Confiram a programação completa no link http://www.diadema.sp.gov.br/dmp/comunicacao/Comunicacao/Site2/Programacao_agosto_douradoo.pdf. Algumas atividades podem ser incluídas ou alteradas sem aviso prévio. Para mais informações, procure sua UBS de referência.
Nenhum comentário on "Secretaria da Saúde de Diadema tem 5ª edição do Agosto Dourado"