Nossa Cooperativa inicia 2019 com mutirão artístico em Diadema

244 0

Organizada pelo Pimp My Carroça e patrocinada pela Novelis, a iniciativa leva artistas visuais para pintar os muros de cooperativa, com programação cultural gratuita para catadores, catadoras e suas famílias

Da Redação – No próximo dia 20 de julho, a CooperFênix, Cooperativa de trabalho Nova Fênix dos catadores e catadoras de Diadema, recebe o evento Pimp Nossa Cooperativa 2019, promovido pelo projeto Pimp My Carroça – iniciativa que busca desde 2012 tirar catadores e catadoras de materiais recicláveis da invisibilidade, por meio de ações que se utilizam, sobretudo, do grafitti – e patrocinado pela Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio.

A ação tem como objetivo promover o acesso à arte e a integração entre os catadores e suas famílias, além de realizar melhorias na cooperativa.

O dia contará com oficinas de stencil, mediação de leitura, com o grupo Rodas de Leitura, oficina de graffiti inclusivo para cegos, com o artista Júlio Falas, além da discotecagem do DJ Alan 45 e pocket show do Mano Moneys (confira programação completa). Além disso, 10 artistas visuais, como Nene Surreal, Mel Zabunov, Pixote, Rhailander, Thiago Noise, Recassio e Sérgio Free, irão pintar os muros da cooperativa, constituindo uma verdadeira exposição a céu aberto.

O evento foi criado em 2017, e já passou por cidades como Salvador e Recife, que ganharão também nova edição neste ano. “A ideia central do projeto é promover um mutirão de melhorias e pintura das cooperativas de reciclagem. Para isso, convidamos artistas visuais que, por meio do graffiti, chamam a atenção para o importante trabalho realizado pelos catadores e catadoras.

A estimativa, de acordo com o MNCR (Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis), é de que existam cerca de 1 milhão de catadores no país, responsáveis, segundo o IPEA, por 90% do que é coletado nacionalmente, sendo que, de acordo com a Pesquisa Ciclosoft, realizada pelo CEMPRE (Compromisso Empresarial de Reciclagem), 83% da população não tem acesso à coleta seletiva”, explica Carolina Pires, coordenadora do projeto.

Fernanda Santana, produtora do projeto em Salvador, completa: “Além da melhoria estética e visual, a proposta traz a dignidade e desperta a vontade de rearrumar os espaços de trabalhos das cooperativas”.

Em Diadema, o projeto chega no contexto do programa Vida Limpa, que realiza parcerias com os catadores para a coleta seletiva da cidade, e inclusão social. Diariamente, a cidade produz cerca de 320 toneladas de resíduos por dia, segundo a Prefeitura, que são encaminhados para um aterro sanitário em Mauá. Este número coloca a cidade como a maior fabricante de resíduos da região do Grande ABC, por isso o trabalho com os catadores tem sido bastante importante.

A Novelis apoia o projeto Pimp my Cooperativa com o objetivo de estimular a arte e cultura nas comunidades. Por meio de pinturas, é possível promover a reciclagem e a segurança do trabalho de maneira lúdica, incentivando melhores práticas e o bem-estar dos trabalhadores. “Para a Novelis, oferecer suporte para iniciativas como essa é essencial para fomentarmos o desenvolvimento das cooperativas, a integração nas comunidades em que atuamos e reforçar nosso comprometimento com a sustentabilidade. O projeto nos permite contribuir para o empoderamento dos trabalhadores, além de proporcionar melhorias nas cooperativas e benefícios ao meio ambiente”, afirma Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul.

Confira a programação completa:

9h – 14h –  Atração musical: Dj Alan 45

9h30 – Início da pintura dos murais artísticos

9h30 – 17h – Mediação de Leitura, com o Rodas de Leitura

9h30 – 17h – Oficina de pintura e Stencil

11h00 – 13h00 – Graffitátil: oficina inclusiva de construção de esculturas com materiais recicláveis, com Júlio Falas

14h -15h – Oficina de discotecagem, com Alan 45

15h30 – Pocket show do MMONEIS

16h – Tour pelos murais produzidos durante o dia (com audiodescrição)

Ao todo, cinco cooperativas irão receber os eventos realizados pelo projeto, com entrada gratuita. As edições 2019 iniciam em São Paulo e circulam por Recife e Salvador até outubro. Confira cronograma completo:

20/07 – CooperFênix – Diadema

17/08 – Cooperativa em definição – São Paulo

24/08 – Cooperativa em definição – São Paulo

14/09 – Cooperativa em definição – Salvador

05/10 – Cooperativa em definição – Recife

Em 2017, primeiro ano de projeto, mais de 100 artistas pintaram mais de 3 mil m² de murais artísticos inéditos e autorais com a temática da reciclagem, meio ambiente e sustentabilidade. Já em 2018, o Pimp Nossa Cooperativa chegou a Salvador e Recife, além de São Paulo, e realizou cinco edições. Foram mais de 106 cooperados beneficiados, com a participação de 84 artistas (mais de 1690 m2 de murais artísticos produzidos), 125 voluntários e 33 atividades culturais.

O projeto é uma iniciativa do Pimp My Carroça, movimento que visa criar visibilidade social e remuneração mais justa para catadores e catadoras de materiais recicláveis, e conta com o patrocínio da Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, firmado via Lei Rouanet – PRONAC.

Serviço – Pimp Nossa Cooperativa chega a CooperFênix, no dia 20 de julho, das 9h às 17h30, à Av. Prestes Maia, 2080, Centro – Diadema

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Nossa Cooperativa inicia 2019 com mutirão artístico em Diadema"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *