Frequentadores do Centro de Referência do Idoso conhecem obras do piscinão do Paço

1027 0

Da Redação – Cerca de 35 frequentadores do Centro de Referência do Idoso (CRI) de São Bernardo visitaram, na manhã desta quarta-feira (2), as obras que estão em andamento no Paço Municipal da cidade e que fazem parte do Projeto Drenar, programa de combate às enchentes da Prefeitura, com intervenções em vários pontos da cidade.

Com a parceria do Governo Federal, estão sendo investidos mais de R$ 300 milhões para a construção de piscinão na área do Paço Municipal e de galerias de águas pluviais na Avenida Aldino Pinotti e Rua Jurubatuba. A obra vai beneficiar toda a cidade, que convive durante décadas com os problemas gerados pelas inundações.

Além das obras de combate às enchentes, os frequentadores conheceram pessoalmente uma das Centrais de Materiais Recicláveis da cidade, localizada no Bairro Cooperativa e que tem capacidade para reciclar até 100 toneladas por dia. No percurso, também conheceram as obras de duplicação da Avenida José Odorizzi e do viaduto que vai transpor a Av. Robert Kennedy, intervenções que fazem parte do corredor de ônibus Leste-Oeste.

Durante a visita, o secretário de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli, deu detalhes sobre a tecnologia utilizada na construção do piscinão e das galerias, bem como sobre a capacidade de armazenamento e todo o cronograma das obras. Os visitantes observaram as obras no Paço Municipal do 18º andar do prédio sede da Prefeitura. Eles também visitaram o buraco onde será o piscinão.

O reservatório terá profundidade equivalente a um prédio de sete andares, capacidade para reter 200 milhões de litros de água da chuva e vai ocupar área aproximada de dois campos de futebol.

“As pessoas muitas vezes só reclamam e nem se preocupam sobre o que realmente está acontecendo na cidade. Fazer esse tour pelas intervenções que estão sendo realizadas para acabar com as enchentes em São Bernardo foi muito esclarecedor. É impressionante a grandeza dessa obra”, afirmou Ester Ramos, frequentadora do CRI e moradora do Bairro Santa Teresinha.

Já Hatsue Nakamura Nori, destacou o papel da coleta seletiva na cidade. “Eu já faço a separação dos resíduos há um bom tempo. Não consigo entender como as pessoas não se atentam para essa questão. A separação do material para ser recolhido não passa apenas pela questão ambiental. Ela também gera renda para vários catadores”, apontou.

O piscinão do Centro será interligado, por baixo da terra, à galeria e ao túnel que estão sendo construídos na Rua Jurubatuba para reforçar o sistema de drenagem na região central da cidade. Quando chover, toda a água captada pelo piscinão será bombeada para o Ribeirão dos Meninos por meio da galeria de descarga, que faz a ligação do reservatório com o córrego, passando sob parte do estacionamento do shopping e da Avenida Aldino Pinotti. As obras devem ser concluídas até o fim de 2016 e vão beneficiar toda a cidade.

Outras obras – Além da região central, outros locais da cidade estão sendo beneficiados pelas ações do Drenar. São mais R$ 300 milhões investidos em intervenções do programa em bairros como Vila Vivaldi, Vila Helena, Jardim Orlandina, Jardim Hollywood, Jardim do Mar, Vila Euclides, Baeta Neves, Nova Petrópolis, Santa Terezinha, Demarchi e também nas vias João Firmino (Assunção) e MMDC (Paulicéia).

Vários córregos também estão sendo canalizados, como o Alvarenga, Saracantan, Silvina, Ipiranga, Capuava, Pindorama, Colina Mininha e Chrysler.

Disk Drenar – Os moradores têm vários canais para tirar dúvidas sobre as obras de drenagem: pelo telefone 4341-8613, pelo e-mail drenar@saobernardo.sp.gov.br ou pelo Facebook “programa drenar”.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Frequentadores do Centro de Referência do Idoso conhecem obras do piscinão do Paço"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *