Atletas da Terceira Idade vão disputar 15 modalidades esportivas, como bocha, damas, dança de salão e tênis de mesa
Texto: Guilherme Menezes – Crédito-fotos: Angelo Baima (PMSA)
Da Redação – Sempre com muita festa e alto astral, o Jotisa (Jogos da Terceira Idade de Santo André) teve sua abertura oficial da 20ª edição nesta segunda-feira (6), no ginásio do Parque Celso Daniel.
Neste ano, o responsável por acender a pira olímpica foi o ex-atleta Paulo Américo Pinto Serra, pai do prefeito Paulo Serra. A cerimônia trouxe o desfile dos atletas das 15 diferentes modalidades que serão disputadas por cerca de 1,2 mil participantes. A festa ainda contou com o show do cantor Mimi Boêmio.
“Um evento tão tradicional merece toda a nossa atenção, nesta que é a melhor idade. Desenvolver a prática de atividades esportivas e dar estrutura para tal é uma missão que temos. Ficamos orgulhosos por um número tão elevado de pessoas participarem dessa competição”, disse o prefeito Paulo Serra.
A prática esportiva exercida pelas pessoas da terceira idade tem como característica natural e essencial permitir a aproximação e o agrupamento de pessoas, favorecendo a integração. As atividades visam desenvolver meios para ampliar o convívio social, a troca de experiências e valorizar a prática esportiva, como fator de promoção de saúde física, mental e do bem-estar geral.
“Estes atletas são exemplos para todos nós, promovendo a saúde e a convivência. Será uma grande competição e tenho certeza que com muito respeito e melhor clima possível”, afirmou o secretário de Esporte e Prática Esportiva, Marcelo Chehade.
As modalidades desta edição serão atletismo (a partir de 51 anos); bocha (a partir de 60 anos); buraco (a partir de 60 anos); coreografia (a partir de 60 anos); damas (a partir de 60 anos); dança de salão (a partir de 60 anos); dominó (a partir de 60 anos); malha (a partir de 60 anos); natação (a partir de 51 anos); tênis de campo (a partir de 55 anos); tênis de mesa (a partir de 55 anos); tranca (a partir de 60 anos); truco (a partir de 60 anos); vôlei simplificado (a partir de 55 anos) e xadrez (a partir de 60 anos).
O Jotisa é realizado desde 1999. O evento é destinado especialmente ao público com mais de 60 anos, entre mulheres e homens. Algumas provas permitem a participação de pessoas a partir de 50 anos, conforme regulamento de modalidades específicas. A edição deste ano vai até o dia 22 de maio.
Nenhum comentário on "Jotisa chega a 20ª edição com a participação de 1,2 mil atletas"