Serão oficinas de reaproveitamento de resíduos, bate-papo sobre alimentação vegetariana e vegana e minicurso de plantas medicinais
Texto: Paloma Alvarez – Crédito-fotos: Divulgação/Semasa
Da Redação – Já estão abertas as inscrições para as atividades de maio da equipe de educação ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). A agenda, que é gratuita, tem encontros ao longo de todo o mês e abertos a toda a população. As ações vão acontecer no novo Crea (Centro de Referência em Educação Ambiental) da autarquia.
Oficinas – No dia 6 de maio, a oportunidade é para quem quiser aprender a reaproveitar uma caixinha de leite (do tipo tetrapak) e transformar, o que iria pro lixo, em uma bela caixa de costura. A Oficina de Caixa de Costura também tem como objetivo promover uma reflexão sobre a geração e o descarte de resíduos em Santo André. Quem não gostar de costurar, também pode transformar a antiga caixa de leite (ou de suco) em um porta maquiagem ou porta-treco. A lista de materiais necessários para participar da oficina está disponível no site do Semasa (http://bit.ly/agendaEA).
Já no dia 27 de maio, acontece a Oficina de Confecção de Mandalas com Elementos Naturais. Será possível criar a sua própria mandala a partir da reutilização de elementos naturais produzidos ou descartados pela própria natureza, sensibilizando os participantes para a relação do homem com ambiente natural. As mandalas são conhecidas universalmente como um símbolo de integração e harmonia.
Bate-papo – Quem nunca ouviu dizer que ‘vegetarianos só comem mato’? Pois no dia 15 de maio será a oportunidade para desmistificar essa ideia, errada, sobre a alimentação de quem opta por dietas sem carne ou derivados. Entusiastas e já adeptos das dietas vegetarianas e veganas poderão conversar, esclarecer dúvidas e compartilhar curiosidades no primeiro Nutri na Roda: Vegetarianismo e Veganismo. O encontro vai contar com a presença da nutricionista, formada pela Unicamp, e especialista em cardiologia e pneumologia, Mariana Minanni. Mariana também atua atendendo vegetarianos, veganos e diabéticos.
Compartilhando Saberes – Já nos dias 13 e 20 de maio, acontece mais uma edição do minicurso de Plantas Medicinais. Sucesso no ano passado, essa é uma nova oportunidade para quem não conseguiu se inscrever ou ficou na lista de espera. O minicurso vai abordar o uso racional das plantas medicinais e apresentar aspectos para cultivo e processamento, para que os interessados possam fazer uso doméstico para tratamento de doenças de baixa complexidade.
O professor da Faculdade de Medicina do ABC, José Armando Jr., é quem vai ministrar a formação. Armando Jr. também é farmacêutico e biólogo e atua na área de extração e identificação de princípios ativos em espécies vegetais e suas atividades no processo de cicatrização e coagulação sanguínea. Quem participar das atividades de educação ambiental também vai ganhar certificado. Todos os detalhes, horários, formulário de inscrição e informações podem ser consultados em http://bit.ly/agendaEA.
Nenhum comentário on "Equipe de educação ambiental promove várias atividades em maio"