Sesc exibe curta e promove bate-papo sobre a mulher na agricultura familiar

600 0

Curta “Donas do Mundo” traz depoimentos sobre mulheres do semiárido, aborda o empoderamento feminino e a relação com a terra

Da Redação – No dia 18 de abril, quinta, o Sesc Avenida Paulista exibe o curta “Donas do Mundo”, trabalho produzido pela ASA – Articulação do Semiárido Brasileiro – que aborda a presença feminina na agricultura familiar.

A exibição é seguida de um bate-papo com convidadas de diversas localidades, produtoras agrícolas e representantes de entidades. O curta e o bate-papo apresentam as relações das mulheres com a terra, a presença feminina na agricultura familiar e as condições das mulheres na lavoura, rural e urbana.

DONAS DO MUNDO

O curta metragem “Donas do Mundo” foi produzido pela “Articulação do Semiárido Brasileiro” em 2017, e faz parte de uma série de três documentários sobre a convivência com a região do Semiárido. O documentário traz depoimentos de vida de algumas mulheres do semiárido brasileiro, nos quais elas falam de suas liberdades, de suas experiências e de seus processos de empoderamento.

ARTICULAÇÃO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

A Articulação do Semiárido Brasileiro é uma rede que defende, propaga e põe em prática, inclusive através de políticas públicas, o projeto político da convivência com na região do semiárido brasileiro (presente em dez estados brasileiros, dentre eles Minas Gerais, Pernambuco e Maranhão). Foram ganhadores do prêmio Prêmio Prata de Política Para o Futuro (2017), concedido pelo World Future Council (WFC), em cooperação com a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD). A premiação é referente à política pública organizada no Programa Cisternas.

CONVIDADAS

Denise Cardoso (Uauá- Bahia): Tem 29 anos e é nascida e criada na comunidade Tradicional de Fundo de Pasto de Caladinho, município de Curaçá, localizada ao norte da Bahia. Filha de agricultores familiares, é bacharel em Administração pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) e pós-graduanda em Gestão de Projetos. Eleita presidente em junho de 2016 e por meio da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC). Esteve em países como Itália, Alemanha e Uruguai – além de outros municípios brasileiros – divulgando e comercializando os produtos da agricultura familiar, como o umbu e o maracujá da caatinga.

Salete Arruda (Garibaldi-Rio Grande do Sul): tem 51 anos E atua na agricultora familiar orgânica. Faz parte DA Coopeg – Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi. Foi uma das selecionadas no projeto Mulheres Rurais: Mulheres com Direitos, campanha da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), é uma iniciativa de trabalho colaborativo que soma esforços, articula redes e difunde conhecimentos e experiências positivas para impulsionar a autonomia plena das mulheres no mundo rural.

Terezinha dos Santos Matos (São Paulo-Capital): tem 52 anos e é agricultora que faz parte da Associação dos Agricultores da Zona Leste (AAZL), que representa hoje 14 hortas, com cerca de 40 agricultores trabalhando. A AAZL presta assistência técnica agroecológica por meio de projetos e promove parcerias para comercialização além das feiras do Parque do Carmo e do SESC Itaquera.

Laura Carvalho: socióloga, professora e ambientalista. Doutoranda do programa Saúde Global e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisa a agricultura urbana em contextos de vulnerabilidade social na Zona Leste de São Paulo, onde investiga a trajetória de vida dos agricultores da região, sua relação com a terra e o modo como desenvolvem as atividades de horticultura em condições adversas.

Serviço – Mulheres da Terra, nesta quinta-feira (18/4), das 19h às 21h (quinta), na Praça (térreo) do Sesc Avenida Paulis (Avenida Paulista, 119, na Bela Vista, em São Paulo).Ingresso: Grátis – retirada de ingresso com uma hora de antecedência no térreo Classificação: a partir de 14 anos

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Sesc exibe curta e promove bate-papo sobre a mulher na agricultura familiar"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *