Diadema conclui etapa municipal de Conferência da Saúde

561 0

Da Redação – Na tarde desta terça-feira, 9, Diadema concluiu a etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde e da 8ª Conferência Estadual de Saúde. O evento foi resultado de cinco plenárias realizadas entre os dias 19 de março e 4 de abril. Nesse período, foram apresentadas 369 propostas para melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS).

O público, de aproximadamente 60 pessoas, foi divido em quatro grupos, por região, para analisar, validar as propostas e eleger delegados. Cada grupo escolheu uma prioridade em cada eixo. “Vamos ter um relatório que representa Diadema em seus quatro cantos, com participantes de todas as regiões. Tudo pensado a partir das discussões anteriores e com propostas para Estado e União”, afirmou Isabel Senra, representante da Secretaria de Saúde.

Todo o trabalho foi discutido a partir do tema central “Democracia e Saúde”, com quatro eixos: Saúde como direito e o papel do Estado como disciplinador e fomentador do direito à saúde; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde e a função reguladora do Estado na estruturação do SUS; Financiamento do SUS e a resistência do SUS frente às formas restritivas de financiamento; e Participação Social – cidadania, ética, direitos e deveres, para emancipação do coletivo.

Das 369 propostas sugeridas, foram selecionadas 16 que abordam pontos principais como educação popular em saúde, proteção individual e coletiva, qualidade no atendimento, oferta de serviços como exames e consultas, aumento de repasse de recursos, fiscalização e mobilização popular.

Plenárias

Ao todo, 614 pessoas, entre moradores, funcionários, gestores da Saúde e convidados, participaram das reuniões para discutirem os eixos temáticos. Na avaliação do secretário municipal de Saúde, Luís Cláudio Sartori, esse processo foi positivo. “Diadema optou pela realização de cinco plenárias abertas à população, o que tornou a participação popular mais abrangente. Agora é o momento de consolidar o trabalho que foi feito”, pontuou o secretário na reunião de trabalho da Etapa Municipal, realizada na tarde desta terça-feira, 09/04.

Também foram eleitos 16 delegados que representarão o município no encontro macrorregional, realizado em 23 de maio, em São Paulo. Após a discussão regional, as propostas serão encaminhadas para a Conferência Estadual, prevista entre 7 e 9 de junho, e para a nacional, que será realizada de 4 a 7 de agosto, em Brasília.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Diadema conclui etapa municipal de Conferência da Saúde"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *