Conselho da Pessoa com Deficiência de Diadema elege conselheiros

394 0

Da Redação – Na última semana, Diadema elegeu os conselheiros que integrarão o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPEDE).
Cada categoria contou com uma cédula, além de cédulas em Braille para deficientes visuais.

Foram escolhidos, para mandato de dois anos, cinco representantes de Pessoa com Deficiência ou familiar/responsável (categoria I); dois representantes de entidades prestadoras de serviços às Pessoas com Deficiência no Município (categoria II); um representante de Organização da Sociedade Civil, que de acordo com seu estatuto social atuem no atendimento e/ou defesa das Pessoas com Deficiência (categoria III).

Os munícipes puderam votar em diversos pontos da cidade. No total, 3.566 votos foram contabilizados, sendo 2.652 válidos, 126 nulos e 788 brancos. “Foi uma votação dentro da normalidade. A população está consciente da importância da retomada do COMPEDE”, ressaltou a secretária interina de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha.

O conselheiro tem entre outras atribuições formular diretrizes, promover e aprovar planos, programas, projetos e políticas municipais destinadas à promoção da inclusão e a defesa dos direitos da Pessoa com Deficiência.

De acordo com os dados inseridos na base do e-SUS Atenção Básica, que contém informações de 75% da população estimada para Diadema (420.934 habitantes), 14.349 pessoas se declararam com algum tipo de deficiência.

A SASC oferece atendimento às pessoas com deficiência por meios de serviços, como Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro Dia – APAE.

O CRAS oferece acompanhamento para famílias em situação de vulnerabilidade social. Desta forma, as famílias que têm membros com deficiência são atendidas e encaminhadas para os serviços existentes, e ainda orientadas quanto ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), ao Cadastro Único e ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O CREAS é responsável em ofertar acompanhamento às famílias/indivíduos em situação de violação de direitos. Desta forma, quando identificada situação de violação de direitos envolvendo a pessoa com deficiência, são realizadas intervenções para ampliar a capacidade protetiva das famílias.

Além disso, a Secretaria mantém parceria com a APAE para o Centro Dia – serviço de proteção social especial de média complexidade para pessoas com deficiências, suas famílias e cuidadores. O atendimento é para pessoas com deficiência, com idades entre 18 e 59 anos, que necessitam de outras pessoas para realizar atividades básicas diárias e que tenham tido seus direitos violados. O encaminhamento para este serviço é a partir de avaliação técnica realizada pelo CRAS ou CREAS.

Confira a lista dos conselheiros eleitos:

Categoria 1- Pessoa com Deficiência

Titulares:

Eliana Kawasaki Lopes Caldeira

Deldino Ferreira dos Santos- “Galdino é TOP”

Antonia Sirene Delphino “Antônia”

Ana de Souza Pereira- “Ana”

Maria da Conceição M. Lopes -“Maria Lopes”

Suplentes:

Verônica Maria da Silva – “Veronica Silva”

Monica Ferreira de Amorim

Soraya Maria Souza Studzinski-“Soraya Maria”

Josilene da Silva de Lima -“Josy Lima”

Simone Raquel de Oliveira -“Simone Paralimpico”

Categoria 2- Prestadora de serviços

Titulares:

ACAESP- Associação Cultural, Artística e Esportiva de SP- Representante: Fábio Silva Araújo

SANTA CASA – Irmandande da Santa Casa de Misericordia de Diadema- Representante:Camila Bisconsin Felder

Categoria 3- Organizações da Sociedade Civil

Titular:

APAE -Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Representante:Vilma de Lima Andrade

Suplente: ILIS- Instituto de Inclusão Social Lira – Representante: José Roberto Lira -“LIRA”

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Conselho da Pessoa com Deficiência de Diadema elege conselheiros"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *