Videocamp permite que público organize sessões públicas e gratuitas de filmes com a partir de 5 pessoas
Da Redação – A diversidade de pensamento no ambiente escolar e a importância da apropriação desse espaço pelos próprios jovens são alguns dos temas do documentário “Eleições”, dirigido por Alice Riff (“Meu Corpo é Político”), que está disponível no Videocamp, plataforma online que viabiliza exibições públicas gratuitas de filmes em todo o Brasil.
O longa-metragem, que estreou nos cinemas há pouco mais de um mês, já está disponível em todas as cidades brasileiras – e também fora do Brasil – para exibições públicas e gratuitas. Interessados em agendar as sessões, podem fazê-lo agora, na página de “Eleições” no Videocamp e seguir o passo a passo.
“Eleições” mostra a rotina de uma escola pública de São Paulo durante o período eleitoral para a escolha dos novos integrantes do grêmio estudantil, entre fevereiro e abril de 2018. O documentário mostra a trajetória das quatro chapas e de seus integrantes, que revelam toda a complexidade do universo das juventudes brasileiras atuais, e nos mostram a potencialidade da escola como espaço democrático e de formação cidadã.
O filme já foi exibido na programação da Mostra Première Brasil do Festival do Rio 2018, no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no DocMontevideo, no Uruguai, e também no DOK Leipzig, na Alemanha.
“Acreditamos na escola pública, no seu potencial, e na experiência dela para a formação de um cidadão com reflexão crítica da sociedade. O filme propõe que a escola pública deve ser olhada com carinho, pois representa um microcosmo que reflete o macro, e potencializar a experiência da escola é fundamental para construir o país que queremos”, ressalta Alice Riff, diretora do filme.
“Estivemos próximos de ‘Eleições’ desde a pré-produção e pudemos acompanhar o comprometimento de toda equipe envolvida no filme e no planejamento de uma distribuição democrática. Por isso, exibir o filme via Videocamp e possibilitar o acesso para todos, em qualquer lugar, promove ainda mais a democratização. O documentário ainda ocupa um outro lugar importante e urgente: o de abrir possibilidades de debate sobre as potências das juventudes e a importância de um formação cidadã que se dá em ambientes educativos”, ressalta Josi Campos, coordenadora do Videocamp.
“Eleições” foi produzido a partir do “Edital Videocamp – Edição de 2017”, patrocinado pela Coca-Cola Brasil.
Nenhum comentário on "‘Eleições’ já está disponível para ser exibido em sessões públicas"