Corrida do Bem celebra a qualidade de vida em Santo André

573 0

Da Redação – O centro de Santo André, no Grande ABC, amanheceu pintado de amarelo neste domingo (7), com o colorido das camisetas dos participantes da primeira etapa do Circuito Corrida do Bem. No Dia Mundial da Saúde, cinco mil inscritos largaram do Paço Municipal para a prova que deu início à temporada 2019, com dois percursos – 5K e 10K – e chegada no mesmo local.

Alegria, confraternização, superação, diferentes histórias para contar, com pessoas de todas as idades, e um único objetivo: buscar uma melhor qualidade de vida, afastar o sedentarismo, atraindo saúde e bem-estar.

Na abertura da terceira edição do Circuito, os participantes vieram das várias cidades do ABC e muitos da zona leste da capital paulista, vizinha de Santo André. A chuva, que desde sábado (6) parecia não dar trégua, não tirou a empolgação.

Ao longo da prova, o tempo foi melhorando: nublado ou com garoa e com uma temperatura em torno dos 22 graus, perfeito para quem estava percorrendo as ruas da cidade. Quem correu, contou com uma estrutura completa, com as áreas tradicionais instaladas no Paço, postos de hidratação, além de espaços especiais com massagem, teste da pisada e avaliações de saúde.

Individualmente, em família, em equipe, os participantes tomaram conta das ruas ao redor do Paço, comemorando muito a cada chegada, a cada percurso concluído. Seja celebrando a vitória, os primeiros lugares, ou simplesmente o objetivo atingido. Ao final, todos receberam medalhas e puderam registrar o momento com uma foto no pódio, montado para receber os três primeiros colocados dos 5K e 10K, em uma prova que uniu competição e participação, em clima de amizade.

União e superação

Entre os vários grupos de corrida participantes, destaque para a Mafia Runners, com sede em São Caetano, que levou mais de 40 pessoas para a abertura da temporada do Circuito Corrida do Bem, conquistando dois pódios: a segunda colocação dos 5K, com André Luiz de Paula, e o terceiro lugar dos 10K, com Valdeci Costa dos Santos.

Pessoas com necessidades especiais, participantes de todas as idades, muitas famílias com crianças, alguns correndo pela primeira vez, outros dando sequência ao prazer de participar e melhorar a qualidade de vida. Foi assim com a família Gonçalves. Denise, 33 anos, em sua quarta corrida, e o marido Thiago, 32 anos, na segunda prova, levaram a filha Julia, de 7 anos, para sua estreia.

“Foi cansativo, mas gostei. Corri mais que caminhei e vou continuar”, garantiu Julia. “Começamos a participar por conta de qualidade de vida e acabamos tomando gosto, prazer pela corrida. E agora a família está unida e a ideia é prosseguir. Dia 1º de maio, a Julia corre comigo, na dos Trabalhadores”, explicou Denise, que é bibliotecária, responsável por incentivar Thiago a começar. “Domingo passado, no Pacaembu, fiz minha primeira prova. Agora, aqui foi muito bacana. Vou continuar. Tenho usado o horário do almoço para andar bastante, praticar”, afirmou Thiago, técnico em eletrônica.

Dois irmãos cruzaram a linha de chegada comemorando mais um momento de superação. Solange Rodrigues Marins, de São Bernardo, com esclerose lateral amiotrófica (ELA) terminou os 5K com o apoio do irmão Almir, conduzida pela amiga Rosa de Assis, acompanhada ainda de Edélcio Galeazzo, com quem participou de muitas provas antes de desenvolver a doença, há cerca de dois anos. “Foi uma experiência muito boa para ela, ficou muito feliz. Uma motivação para o seu dia a dia”, explicou Edélcio. Todos eles fazem parte do clube Mesc, de São Bernardo, representado por 10 corredores neste domingo.

No pódio – Entre os primeiros colocados, o mesmo clima de alegria e superação. Humberto de Andrade Pereira, 32 anos, veio de São Mateus, na zona leste da capital paulista, para conquistar a vitória nos 10 quilômetros. “Sofri um acidente, de bike, esta semana, e tive de me superar, correr com dor. Foi muito bom terminar assim”, garantiu, após cruzar a linha de chegada. Já Vanusa Sousa Santos, 41 anos, de Guarulhos, participou pela segunda vez da Corrida do Bem. Desta vez com vitória nos 10K. “Excelente. Uma coisa maravilhosa, inexplicável”, comemorou.

Nos 5 quilômetros, Weverton de Melo Reis, 27 anos, de São Bernardo, não escondia a emoção pela segunda vitória desde que passou a correr, há sete anos. “O percurso foi bem difícil. Estou muito feliz. A temperatura ajudou e o resultado veio”, observou. Entre as mulheres, Joisse Maria Silva, 36 anos, cruzou na frente, com muita festa. De São Mateus, treina em Santo André. “A Corrida do Bem é maravilhosa. Muita alegria. confraternização. Muito feliz. E o clima, favorável, ajudou bastante”, destacou.

Resultados

10K – Masculino:

1. Humberto de Andrade Pereira – 34min48seg

2. Marckson Clay Silva dos Santos – 35min23seg

3. Valdeci Costa dos Santos – 35min25seg

10 K Feminino:

1. Vanusa Sousa Santos – 41min47seg

2. Milena Sousa Viana – 43min12seg

3. Larissa de Sousa Ribeiro – 45min56seg

5K Masculino:

1. Weverton de Melo Reis – 17min33seg

2. André Luiz de Paula – 17min39seg

3. José Gomes Vilanova – 17min47seg

5 K Feminino:

1. Joisse Maria Silva – 19min45seg

2. Viviane Cláudia de Souza – 20min39seg

3. Andreia Alves Ribeiro – 20min42seg

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Corrida do Bem celebra a qualidade de vida em Santo André"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *