Sesc promove minicurso sobre agricultura familiar, feminismo e tecnologia

413 0

Atividade integra a programação “Mulheres da Terra” e aborda as relações entre o acesso às novas tecnologias e a prática agrícola conduzida por mulheres

Da Redação – Nos dias 10 e 17 de abril, às quartas, acontece no Sesc Avenida Paulista o minicurso “Feminismos e Tecnologias: Construindo Autonomias Sustentáveis”, atividade que integra a programação do projeto “Mulheres da Terra”. O minicurso é gratuito e para participar é necessário se inscrever, com uma hora de antecedência, no primeiro dia de curso (10).

Durante esses dois dias a pós-doutoranda Marcia Maria Tait Lima, professora do mestrado em Divulgação Científica e Cultural da Unicamp, e Vanessa Brito de Jesus, doutora em Política Científica e Tecnológica pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp, falam da prática da agricultura familiar conduzida por mulheres, o impacto das novas tecnologias no setor e suas relações com o empoderamento feminino.

FEMINISMOS E TECNOLOGIAS

O minicurso, baseado na proposta e pesquisa das ministrantes, discute o papel da mulher no desenvolvimento do pensamento agroecológico no Brasil, o qual se apresenta como uma proposta que alia ciência, tecnologia e movimento social. A contribuição feminina dentro do ambiente agrícola, em especial na agricultura familiar, é tema de destaque levando em consideração as posições centrais ocupadas por mulheres. A presença feminina sustenta vários tipos de resistência ao modelo convencional de produção agrícola, na forma de movimentos sociais agroecológicos e práticas associativas de produção.

AS CONVIDADAS

Marcia Maria Tait Lima é pós-doutoranda com bolsa PNPD/Capes no Departamento de Política Científica e Tecnológica e Professora Permanente do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural da Unicamp. Doutora em Política Científica e Tecnológica (DPCT/Unicamp) e Pós-doutora em Filosofia (FFLCH/USP). Autora dos livros “Tecnociência e Cientistas: Cientificismo e Controvérsias na política de biossegurança brasileira” (Annablume, 2011) e “Elas dizem não! Mulheres camponesas e a resistência aos cultivos transgênicos” (Librum, 2015), ganhador do prêmio Marcel Roche 2016 da Asociación Latinoamericana de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología (ESOCITE).

Vanessa Brito de Jesus é doutora em Política Científica e Tecnológica pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (DPCT/UNICAMP) com realização de estágio de pesquisa no Laboratório de Comunicação Aplicada e Tecnologia, Simon Fraser University – Canadá. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar. Pesquisadora da área de Estudos Sociais da C&T com interesse nos temas resistência sociotécnica, subversão tecnológica, tecnologia social, tecnologia para inclusão social, agroecologia, economia solidária, avaliação e monitoramento de processos inclusivos.

Serviço – Feminismos e Tecnologias: construindo autonomias sustentáveis, com Marcia Maria Tait Lima e Vanessa Brito de Jesus, de 10 a 17 de abril de 2019, das das 18h30 às 21h30 (quartas), no Tecnologias e Artes (4º andar) do Sesc Avenida Paulista (Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo). Ingresso: Grátis – Inscrição com uma hora de antecedência no primeiro dia do curso (10/4). Classificação: a partir de 16 anos

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Sesc promove minicurso sobre agricultura familiar, feminismo e tecnologia"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *