Diadema é premiada por apoio à mulher trabalhadora que amamenta

656 0

Iniciativa que garantiu o Troféu David Capistrano concorreu com mais de 900 projetos em saúde e será apresentada em congresso nacional

Da Redação – O trabalho desenvolvido pelos serviços de saúde de Diadema para incentivar a rede de apoio à mulher trabalhadora que amamenta foi reconhecido no 33º Congresso de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) do Estado de São Paulo e levou o troféu David Capistrano.

O congresso foi realizado entre 27 e 29 de março, em Águas de Lindóia, e o projeto “Estratégias da Vigilância à Saúde na construção da rede de apoio à mulher trabalhadora que amamenta, em Diadema” concorreu com outras 994 iniciativas de municípios de todo o estado. Diadema foi um dos 10 municípios premiados em âmbito estadual.

O estudo registrou as atividades desenvolvidas, durante o ano de 2018, para incentivo, apoio, promoção e proteção à alimentação saudável na infância, como elaboração de guia para implantação de salas de apoio à trabalhadora que amamenta a ser usado nas inspeções sanitárias e da saúde do trabalhador, comunicação de 400 estabelecimentos referentes ao cumprimento das normas brasileiras de comercialização de alimentos para lactentes e primeira infância (NBCAL), checagem de vacinação infantil e presença de sala de coleta de leite.

“O Congresso do Cosems é o evento de saúde pública mais importante de São Paulo porque congrega todas as secretarias municipais do estado. Um dos pontos altos é a Mostra e Diadema, em sua terceira participação, cresceu muito”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Luís Cláudio Sartori. Neste ano, o município encaminhou 65 projetos de experiências positivas de áreas como Atenção Básica, Saúde Bucal, Vigilância à Saúde, Assistência Farmacêutica e Saúde Mental. Todos foram selecionados para apresentação em pôster na 16ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, 14 foram selecionadas para apresentação oral aos participantes do Congresso.

Além da ação premiada, Diadema ainda teve mais três projetos selecionados que vão representar o estado de São Paulo na 16ª Mostra Brasil aqui tem SUS, realizada no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, entre 2 e 5 de julho, em Brasília. Entre os temas abordados nos projetos estão cobertura vacinal e uso racional de medicamentos.

“Estamos muito contentes pelo reconhecimento e a possibilidade de ter um prêmio nacional. Assim, Diadema servirá de experiência exitosa que pode ser aplicada em outros municípios”, finalizou o secretário.

Referência

Em 2018, foram inscritos 45 trabalhos e o município recebeu, pela primeira vez, o Prêmio David Capistrano pelo projeto “Estratégias para o controle da Sífilis Congênita no município de Diadema/SP”, com o trabalho de pré-natal desenvolvido na rede municipal. Outras três experiências sobre tratamentos de dores crônicas e vigilância sanitária foram selecionadas para a mostra nacional.

Total 2 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Diadema é premiada por apoio à mulher trabalhadora que amamenta"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *