Instalação Cenográfica no Sesc Av. Paulista explora o vínculo de pessoas com lugares e suas relações

413 0

Da Redação – De 27 a 31 de março, quarta a domingo, o Sesc Avenida Paulista recebe a instalação coreográfica “Lugar Inventado”, experiência que une performance, exposição e interatividade.

O projeto concebido pela coreógrafa e pesquisadora Ivana Menna Barreto parte dos vínculos entre pessoas e lugares, as relações estabelecidas sobre suas memórias ou aspirações e o imaginário que surge destas conexões.

Das 17h30 às 21h30 (quinta a sábado) e das 14h30 às 18h30 (domingo), o público que chega à Praça da Unidade pode vivenciar momentos distintos da instalação. A experiência oferece períodos contemplativos, em que o visitante acompanha áudios e imagens projetadas, enfocando em lugares pelo mundo e trechos de livros.

Em outro momento, performers ocupam o local, interatuando com o material audiovisual e o espaço da instalação. Há ai nda o momento em que o público participa ativamente, dando seu testemunho e interagindo por meio de monitores ou pelo próprio celular.

INSTALAÇÃO COREOGRÁFICA

De onde estou falando. Conheço este lugar? Esse lugar onde não posso mais ficar. Preciso mesmo sair? Pra onde estou indo. Esse lugar pra onde vou é melhor que este onde estou? Por que quero sair de onde estou? Viajar pra onde não me esperam. Ouvir palavras que não entendo. Não tenho futuro, preciso inventar. Um futuro onde eu possa caber. Inventar um tempo que não vivi. Abrir espaço. (Depoimento em áudio que compõe a instalação)

O projeto propõe a criação de um lugar, não apenas pela memória de onde viemos, mas também pelo desejo do lugar que queremos – um lugar sempre imaginado, instalando coexistências entre corpo e espaço, público e artistas. O conceito parte da ideia de que o lugar onde estamos é inventado pelas relações que criamos para estarmos juntos. Esse lugar não é fixo, desloca-se de relações já conhecidas para outras que estão por vir, e esses espaços/tempos se embaralham.

Na performance, três artistas (Tony Hewerton, Eduardo Hermanson e Clara Anastácia) se encontram em locais distintos dentro da instalação, interagindo com os áudios e as imagens projetadas. O material audiovisual é fruto da pesquisa para o processo de criação do projeto “Agora”, espetáculo de dança contemporânea de 2015 e refere-se à interação entre os intérpretes e as situações dos lugares. Há também registros de inscrições em muros e paredes, grafites, perguntas sem respostas (restos de impressões, sensações individuais e coletivas, urgências); e ainda, um material atualizado nos últimos anos que incluem comentários de pessoas convidadas.

Em determinados momentos, o público pode circular livremente entre os performers, ver as imagens e ouvir os áudios, para experimentar ou dar seu testemunho. A instalação oferece ainda a possibilidade do visitante registrar suas impressões utilizando o próprio celular ou monitores presentes no local.

Serviço – LUGAR INVENTADO, Instalação Coreográfica com Ivana Menna Barreto, de 27 a 31 março de 2019, das 17h30 às 21h30 (quinta a sábado) e das 14h30 às 18h30 (domingo), na Praça (térreo) do Sesc Avenida Paulista (Avenida Paulista, 119, Bela Vista São Paulo), classificação livre.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Instalação Cenográfica no Sesc Av. Paulista explora o vínculo de pessoas com lugares e suas relações"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *