Formação gratuita já qualificou mais de 350 funcionários para se comunicar com surdos
Da Redação – Uma das grandes diferenças entre os seres humanos e os animais é a comunicação, porém, este ato tão natural ao homem pode ser difícil quando envolve uma pessoa surda. Pensando nisso, a Prefeitura de Mauá abre o Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para servidores públicos. Embora funcionários da rede de ensino, Poupatempo, Guarda Civil Municipal e Fórum já tenham se formado, totalizando 351 novos comunicadores, esta é a primeira vez que qualquer servidor pode se inscrever.
De acordo com o prefeito Atila Jacomussi, a intenção é atender com melhor qualidade toda a população de Mauá e incluir as minorias. “Este curso de libras oferece informações básicas para que os servidores possam estabelecer contato e atender as necessidades dos surdos. O atendimento público passará a ter mais funcionários treinados e ampliará o acesso aos serviços básicos do município”, salientou.
Atualmente há nove alunos surdos na rede de ensino pública, sendo sete na Educação Infantil e dois na EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os alunos são acompanhados pelos instrutores de libras, que auxiliam nas atividades pedagógicas e os pais surdos são acompanhados pelos tradutores intérpretes.
Mas não é apenas na área de ensino que é necessário o uso de libras. O curso básico aos servidores, que está estruturado em 90 horas de carga horária, será realizado no prédio da Secretaria de Educação às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, com início nos dias 9 e 11 de abril, respectivamente. Interessados em uma das 120 vagas disponibilizadas, sendo 30 matrículas por turma, pode se inscrever a partir de 19 de março até 5 de abril, pelo telefone 4512-7700, ramal 1306.
Nenhum comentário on "Prefeitura de Mauá abre curso de Libras para servidores públicos"