Diadema realiza IV Conferência Municipal do Idoso

265 0

Da Redação – Com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das Políticas Públicas”, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou nesta sexta-feira, 15/03, a IV Conferência Municipal do Idoso. O evento reuniu 111 pessoas na Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente (RECAD).

“Um dos objetivos da Conferência é discutir e propor medidas que garantam os direitos fundamentais do idoso. É exatamente por isso que a participação dos idosos é tão importante”, ressaltou a secretária interina de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha.

Durante a Conferência foi realizada a leitura das propostas, que foram discutidas durante as Pré-Conferências realizadas no último mês, e a deliberação da plenária. Entre as propostas estão melhorar a divulgação do trabalho do Conselho Municipal do Idoso na cidade, ampliar a atuação do Conselho como participação efetiva junto às secretarias do município, ampliação do fornecimento de medicamentos de uso contínuo no SUS, entre outros.

Essas propostas estão relacionadas ao Município, Estado e Federação, e estão divididas em quatro eixos: 1: Direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas (Saúde; Assistência Social; Previdência; Moradia; Transporte; Cultura, Esporte e Lazer), 2: Educação: assegurando direitos e emancipação humana, 3: Enfrentamento da violação do Direitos Humanos da Pessoa Idosa, 4: Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

“O idoso está desvalorizado e essa Conferência vem para fazer com que a gente participe ativamente. Ver as pessoas com vontade de participar é maravilhoso”, contou a aposentada, Luzia Arruda, de 70 anos.

Ao final, foram eleitos dois delegados para a XV Conferência Estadual do Idoso de São Paulo, sendo um representante da sociedade civil e um representante do setor público.

Outras ações

Além disso, o município conta com o Conselho Municipal do Idoso (CMI) que tem como objetivo auxiliar a Prefeitura a fiscalizar e melhorar a qualidade de vida dos idosos, dando espaço para que esta parcela da população seja ouvida. O CMI é um órgão de deliberação da política municipal do idoso e de fiscalização de entidades de atendimento, sendo um instrumento fundamental para o controle social das políticas voltadas ao idoso.

Em 2018, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, recebeu o Selo Inicial do Programa São Paulo Amigo do Idoso. Esta é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo incentivar os municípios no desenvolvimento de ações que promovam a qualidade de vida dos idosos, premiando com uma certificação os que cumprirem progressivamente as etapas.

Além disso, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com horário matutino e vespertino é uma das novidades da Secretaria de Educação neste ano. Grande parte dos idosos encontram dificuldades para estudar no período da noite, e foi pensando nisso que a Prefeitura de Diadema firmou uma parceria com o Conselho Municipal do Idoso com o objetivo de atender este público.

Outra novidade é a Universidade Aberta às Pessoas Idosas (UAPI), da Unifesp, que atende 55 idosos do município.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Diadema realiza IV Conferência Municipal do Idoso"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *