Da Redação – Para o Dia Internacional da Síndrome de Down, a Apae de São Paulo fala sobre o Projeto Emprego Apoiado, que insere pessoas com deficiências intelectuais no mercado de trabalho
Atualmente, a Lei de Cotas obriga que as empresas com mais de 100 funcionários contratem ao menos uma pessoa com deficiência, fornecendo os apoios necessários.
Levantamentos da Apae de São Paulo indicam que entre as pessoas com deficiências intelectuais, as que tem a Síndrome de Down são as mais marginalizadas nas empresas por conta das características físicas. Por esse motivo, a Organização atua fortemente em campanhas de inclusão social.
Estudos de organizações da área de saúde em todo o mundo indicam que a cada 700 mil bebês nascidos vivos, um tem Síndrome de Down (SD). No Brasil, a síndrome atinge cerca de 300 mil pessoas, um número considerável.
Os especialistas dizem que a expectativa de vida desses indivíduos é de aproximadamente 63 anos, mas é possível ter uma vida ativa, produtiva e inclusiva, desde exista apoio em diversos aspectos.
Para falar sobre esses apoios e sobre a inclusão profissional de pessoas com Síndrome de Down, a APAE DE SÃO PAULO disponibiliza um especialista que poderá falar sobre diversos pontos.
A Apae de São Paulo é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que há 57 anos previne e promove a saúde das pessoas com deficiência intelectual, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de seus direitos, produzindo e disseminando conhecimento. Atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com deficiência intelectual.
Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório Apae de São Paulo é o maior da América Latina em exames realizados.
Por meio do Instituto APAE DE SÃO PAULO, a Organização gera e dissemina conheci mento científico sobre deficiência intelectual com pesquisas e cursos de formação. Para colaborar, os interessados podem ligar para: 11-5080-7000, acessar www.apaesp.org.br ou enviar e-mail para atendimento@apaesp.org.br.
Nenhum comentário on "Pessoas com Síndrome de Down são as mais marginalizadas em empresas"