Segundo especialista, alta se relaciona ao crescimento de mercado informal
Da Redação – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (13), números do comércio de varejo no Brasil em 2018, revelando a maior alta do setor em cinco anos. O dado positivo vem do crescimento das vendas, estimado em 2,3% durante os últimos doze meses.
No entanto, as altas sucessivas vistas desde 2017 – ano em que o comércio cresceu 2,1%, assim em um acumulado de 4,4% – não foram suficientes para preencher a lacuna vista nos anos críticos de 2015 e 2016, quando varejistas enfrentaram uma baixa de mais de 10%.
De acordo com Agostinho Pascalicchio, professor de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, essa alta se relaciona, entre outros aspectos, ao aumento da atividade dos mercados informais.
“O mercado informal continua cada vez mais ativo nos países em desenvolvimento. A relação entre qualidade de trabalho no mercado formal e informal já não existe mais. E a fiscalização, em algumas regiões, nem sempre existe”, afirma.
Sobre o Mackenzie –A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.
Nenhum comentário on "Comércio tem maior aumento nas vendas em 5 anos, diz IBGE"