Da Redação – A Fundação Santo André (FSA) incluiu a partir deste ano na grade curricular das nove graduações de engenharia (Ambiental, Civil, da Computação, Eletrônica, de Energia, Mecânica, de Materiais, de Produção e Química) a disciplina Projeto Integrador, obrigatória para os alunos que ingressarem em 2019.
Os alunos veteranos poderão cursar as disciplinas do Projeto Integrador como matéria isolada. A disciplina se baseia nas Diretrizes Nacionais Curriculares (DCNs) do MEC para melhorar, por meio da qualificação dos estudantes, a competitividade brasileira no mercado internacional. As normas têm o objetivo de orientar projetos e o planejamento dos cursos de graduação.
Para Andrea Quintão, diretora da Faculdade de Engenharia (Faeng) da FSA, que coordena a inserção da nova disciplina, a matéria será um diferencial para a formação dos futuros engenheiros: “Os alunos de todas as engenharias estudarão na mesma sala desde o 1º ano, trabalharão em grupo e aprenderão a abordar problemas de maneira interdisciplinar, com metodologias modernas de ensino associadas ao Project Based Learning (PBL), que quer dizer aprendizado baseado em projetos” destaca a professora doutora.
Como funciona – A cada ano letivo será atribuído um tema para um único projeto que será desenvolvido por alunos dos nove cursos de Engenharia, cada um em sua especialidade. O tema será escolhido por conselho formado de coordenadores de curso e outros representantes de professores, no período compreendido do primeiro semestre de cada ano letivo.
Os alunos começam a trabalhar no projeto no segundo semestre, período ao fim do qual deverão apresentar a conclusão do trabalho.
Nenhum comentário on "Fundação Santo André lança Projeto Integrador para cursos de engenharia"