Da Redação – De 14 a 25 de janeiro acontece o 9º Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Com o objetivo de levar o repertório da música de concerto para plateias cada vez mais amplas e qualificar o conhecimento de estudantes e profissionais da área, o evento promoverá 60 espetáculos e 24 cursos musicais, todos gratuitos, contando com a presença de professores de 14 países.
O Festival possui dois eixos: pedagógico, direcionado para estudantes e profissionais da música, e sociocultural, com a programação de concertos e espetáculos diversificada para a comunidade em diversos locais.
Em sua nona edição, o evento caracteriza-se pela maior inserção na comunidade, com apresentações não só em grandes palcos, mas também em variados espaços da cidade, como hospitais, asilos, igrejas, praia e zona rural. “O festival é feito com pessoas e para pessoas e o sentido dessa ação cultural está na troca, nessa construção de relações que tem a música como elo. O que fortalece o Festival Internacional Sesc de Música é justamente o carinho e o acolhimento que se estabeleceu desde a primeira edição”, comenta Silvio Bento, gerente de Cultura do Sesc/RS.
O concerto de abertura, no dia 14 de janeiro, ficará por conta da Sphaera Mundi Orquestra. O coletivo se apresenta às 20h30, no Teatro Guarany, e conta com a presença da solista argentina Lucia Luque, no violino.
No mesmo dia, às 18h, também acontecerá o tradicional Cortejo Musical, com saída em frente ao Mercado Público. Importantes nomes da música de concerto mundial também participam do Festival, com performances gratuitas, ministrando aulas e orientando estudantes. Além dos brasileiros Romeu Rabelo, Leonardo Winter e Cláudia Nascimento, estão confirmados nomes como Clemens Weigel (Alemanha), Viktoria Tatour (Bielorrússia), Emiliano BarriI (Argentina), Darrin C. Milling (E.U.A) e Emmanuele Baldini (Itália).
Uma das novidades deste ano é a implementação do Choro na grade de cursos, abrindo espaço para o aprendizado de violão, acordeon, bandolim e cavaquinho, além dos sopros e a percussão. Também são realizados cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor, trombone baixo, tuba, eufônio, saxofone, harpa, percussão, violão clássico, piano, composição e canto lírico. Completam a programação do evento os ensaios e recitais de Música de Concerto, Música de Câmara, Prática de Orquestra e Prática de Banda Sinfônica.
A programação completa e outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/festival.
Nenhum comentário on "Festival Internacional Sesc de Música reúne instrumentistas de 14 países"