Pesquisa na FSA aponta lacunas na alfabetização de surdos

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Da Redação – Alfabetização de surdos: práticas pedagógicas e observação discente é o título do TCC de Thatiane Fernandes Duarte, aluna do curso de licenciatura em Pedagogia, da Fundação Santo André, apresentado no CONIC-SEMESP, Congresso Nacional de Iniciação Científica, que tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico e viabilizar projetos apresentados por estudantes.

O objetivo do estudo foi caracterizar metodologias utilizadas no ensino da língua portuguesa na modalidade escrita para surdos, e seus efeitos nos alunos. O português escrito ou oral é reconhecido pela lei 10.436 de 24 de abril de 2002 como a segunda língua do surdo no País, sendo Libras (língua de sinais) sua língua oficial no Brasil.

Para a obtenção dos dados Thatiane observou 14 aulas dadas a alunos surdos de 4º e 5º anos de um polo bilíngue da Grande São Paulo, na faixa etária de 9 a 13 anos.  A estudante aplicou testes de avaliação de leitura de palavras e frases, além de compreensão de orações e elaboração de texto a partir de sequência de figuras aos alunos, e questionários ao professor, coordenador pedagógico e pais.

“Vimos que a maioria dos pais não domina Libras e as crianças ficaram aquém do esperado nas provas de compreensão de orações”, diz Thatiane. A pesquisa apurou que a professora utilizou a lousa como recurso didático  em 28% das aulas e cópia de exercícios no caderno. “Em suas respostas ao questionário a professora demonstrou conhecimento das especificidades do ensino de português para surdos”, completa.

Thatiane concluiu que nos exercícios de interpretação a produção das crianças é melhor quando baseada na observação de figuras, mas a compreensão de frases que dependiam exclusivamente de texto o resultado foi insatisfatório na maioria dos casos. “Os textos produzidos pelas crianças mostraram sequência de sentenças sem coesão, mas com coerência; uso restrito de pontuação e vocabulário pobre” adverte a pesquisadora.

Para a professora doutora Marisa Sacaloski, orientadora do TCC, o trabalho se destaca por levantar questões importantes no ensino e que devem ser revistas, como a prática de metodologia. “O trabalho entre duas línguas deve ser mais efetivo por meio do uso da língua de sinais em contraposição à língua portuguesa, que têm estruturas muito diferentes” aponta Marisa.

A professora, que é também psicopedagoga, fonoaudióloga e especialista em Libras, ensina que a estruturação de sinais na mesma ordem do português deve ser evitada. “O português sinalizado (com sinais feitos na ordem da língua portuguesa) não funciona como estratégia para a aquisição do significado do texto, por isso não ajuda na compreensão”, explica. Marisa Sacaloski conta que há pouquíssimos estudos desenvolvidos sobre o assunto. “O TCC da Thatiane traz mais visibilidade a esse tema, que é muito importante”, ressalta.

Conclusões – A partir dos achados do estudo concluiu-se que:

a) Quanto às crianças a produção foi melhor quando se baseava na observação de figuras;

b) Quanto à professora verificou-se a necessidade de constante reflexão sobre a própria prática pedagógica a fim de evitar as armadilhas que as rotinas oferecem, apesar do amplo conhecimento demonstrado no ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdos;

c) Quanto à família, o fato de os pais não saberem Libras influi negativamente no processo de aquisição da língua portuguesa pelos filhos como segunda língua, já que a falta de diálogo com interlocutores surdos resulta no baixo desenvolvimento da linguagem, fator principal para o intercâmbio entre a língua materna do surdo, Libras, e a língua portuguesa como segunda língua na modalidade escrita;

d)  As práticas pedagógicas desenvolvidas e a falta de interação com adultos surdos, que se restringe ao âmbito escola, podem estar ligadas ao baixo rendimento dos alunos nas atividades de leitura e escrita, às quais estes não atribuem o devido significado, entendendo-as como meio efetivo de comunicação;

e) É desejável a realização de novas pesquisas com aumento da amostra

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