Da Redação – Nesta quinta-feira, 29/11, Diadema conheceu o vencedor da 18ª edição do concurso Miss e Mister 3ª Idade 2018. Os candidatos que desfilaram no Teatro Clara Nunes foram pré-selecionados em 31/10. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e o Centro de Convivência Municipal do Idoso (CCMI).
A secretária interina de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha, destaca que o evento faz bem para a autoestima e socialização dos participantes. “O concurso exige uma preparação, com aulas de postura, treinos e atividades físicas preparatórias. Há toda uma escolha de vestidos para as mulheres e paletó para os homens, o que ajuda na cognição (função psicológica atuante na aquisição do conhecimento e que se dá através de processos, como a percepção, atenção, associação, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem) de cada um”, explica.
Caroline Rocha também destacou que este ano, além dos frequentadores do CCMI do município, houve um aumento de inscritos no concurso por entidades que lidam com a questão do idoso em Diadema.
O tema levou os participantes a uma “Viagem Intergalática” (ficção científica e futurismo) durante o desfile da Terceira Idade. Na passarela, os 39 participantes (34 idosas e 5 idosos) esbanjaram simpatia na disputa pelo título. Nove jurados e quatro fiscais compuseram a banca e analisaram quatro critérios: beleza, elegância, simpatia e desenvoltura.
Cada jurado selecionou um participante para a segunda fase. Após as escolhas, os idosos tiveram as notas computadas e, de acordo com a soma, os cinco melhores colocados foram premiados: 5° Lugar, 4° Lugar, 3° Lugar (Simpatia), 2° Lugar (Elegância) e 1° Lugar (Miss 3ª Idade).
A Miss da 3ª Idade de Diadema de 2018, Oswaldina Marques Cerqueira, de 80 anos, é frequentadora do CCMI e já foi duas vezes Miss São Paulo. “Eu vou ao Centro de Convivência há 20 anos. Lá ajudo nas aulas de dança cigana e também já fui campeã de bocha pelo CCMI”, disse. Oswaldina tem 3 filhos, 7 netos e dez bisnetos.
Já na categoria masculina, Marco Antonio Teixeira, de 61 anos, frequentador do CCMI, participou pela primeira vez do concurso. “Eles avisaram no CCMI que ia ter concurso e decidi participar. Gostei muito das preparações e dos ensaios para esta final. Hoje, com o título, tive um dos dias mais felizes da minha vida”, afirmou Marco Antonio.
O concurso de Miss e Mister 3ª Idade é apenas uma das atividades que fez parte das comemorações ao Mês do Idoso, celebrado em todo o mês de outubro.
Mês do Idoso
O Mês do Idoso contou com oficinas socioeducativas sobre envelhecimento ativo e saudável a partir de diversos métodos, como jogos cooperativos, filmes, música, dança, atividades recreativas, entre outros. O principal objetivo foi estimular a melhor qualidade de vida da população idosa e, especialmente, despertar o interesse pela prática de atividades físicas.
CCMI
O CCMI oferece atividades de artesanato como pintura em tela e em tecidos, origami, petit aplique, atividades físicas como ginásticas, voleibol adaptado para a 3ª idade, tênis de mesa, ioga, danças, jogos de mesa como baralho, dominó e atividades assistenciais como a oficina de memória e o grupo de Serviço de Fortalecimento de Vínculos. Além disso, promove passeios, festas e participa de competições para trabalhar a convivência.
Além disso, a Secretaria de Comunicação de Diadema produziu, durante o mês, posts e vídeos que informaram a garantia de direitos conquistados pela população idosa e relacionados às atividades realizadas pelos frequentadores do CCMI.
Nenhum comentário on "Diadema conhece o casal de Miss e Mister da 3ª Idade 2018"