Coluna do dia 21/11/2015

1047 0

Quando temos muita luz, admiramo-nos pouco; mas, quando ela nos falta, acontece o mesmo…

Luc de Clapiers.

Educação de São Caetano recebe formadores da Academia de Lideranças de Nova York

Educação de São Caetano trabalha para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e da qualidade do ensino em suas 61 escolas. Para tanto, a Secretaria de Educação e o Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns realizam atividades de formação continuada de educadores. Nesta semana, um grupo de formadores da Academia de Lideranças de Nova York, que é referência no desenvolvimento de lideranças em gestão escolar, visitou a cidade para a troca de experiências. Desde o início do ano, a Educação de São Caetano é parceira da Fundação Itaú Social no Programa Tutoria, que conta com a coordenação da Academia de Lideranças de Nova York e da consultoria Alley. A tutoria é uma metodologia de formação que pode ser oferecida para o professor na sua prática de sala de aula e para as lideranças responsáveis pela gestão pedagógica da escola, no desempenho de suas funções. O tutor – geralmente um profissional mais experiente – reconhece e valoriza as competências do tutorado para, assim, desencadear o processo de aprendizagem e agregar novos conhecimentos de caráter prático e modelar ao contexto em que está atuando. Os americanos Mark Levine e Mark Moskowitz visitaram escolas municipais de São Caetano para avaliar como o Programa Tutoria está sendo aplicado. Eles mantiveram contatos com tutores da Alley e do Cecape, trocando experiências e relatando experiências bem-sucedidas nos EUA – a Academia de Lideranças de Nova York atua na tutoria de professores e diretores em 26 estados americanos e cinco estados brasileiros. Representando a Fundação Itaú Social na visita dos americanos, Sônia Dias ressaltou a importância do projeto. “A tutoria nos ajuda a observar como podemos aprimorar nosso trabalho nas escolas. Essa atuação não é avaliativa – o que buscamos com nossa assessoria é contribuir com o trabalho incrível que já é realizado na rede municipal de São Caetano, pelo qual a cidade já é reconhecida.” A Educação de São Caetano também foi elogiada por Glaucia Regina Carmona, gestora da consultoria Alley. “Estamos muito felizes com os resultados desta parceria, que mesmo tendo sido implantada há menos de um ano já está dando frutos graças ao comprometimento e competência dos educadores de São Caetano, que já se apropriaram da metodologia da tutoria e estão aplicando-a nas escolas.” O americano Mark Levine resumiu o espírito do Programa Tutoria. “Nesta visita percebemos que todos em São Caetano entenderam que o trabalho feito neste projeto é importante para os alunos. Compartilhando experiências nós ajudamos os professores e diretores a melhorarem suas práticas.”

Frase:

O papel do tutor é ajudar os educadores a pensarem sua prática e trabalho, buscando desenvolver as competências necessárias para sua atuação na escola. Não nos consideramos experts e não acreditamos saber tudo, por isso é importante esta troca de experiências com os tutores. Isso é parte do processo de aprendizado mútuo

Mark Levine, consultor da Academia de Lideranças de Nova York, em reunião com formadores do Cecape de São Caetano, ao comentar os objetivos desta parceria educacional com a Prefeitura de São Caetano

Frase:

Minha luta é por mais qualidade de via ao povo que mais precisa. E oferecer cursos de qualificação profissional gratuita é valorizar o trabalhador, investir no futuro e proporcionar melhor posicionamento no mercado para o povo de Mauá. Estou muito satisfeito com a chegada da carreta a Mauá

Ivone Braido Voltarelli, secretária de Educação de São Caetano, ao comemorar sobre a parceria entre a administração municipal e formadores da Academia de Lideranças de Nova York

Ministro das Cidades afirma que o Brasil está comprometido com a segurança veicular

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, afirmou durante o lançamento da campanha “Stop The Crash”, da Global NCAP, que o Brasil está comprometido com as questões que envolvem a segurança veicular e trabalha proativamente para elevar cada vez mais a segurança dos veículos fabricados no país. No evento, foi demonstrada a utilização de novos equipamentos de segurança como os freios ABS e controle eletrônico de estabilidade. O Ministério das Cidades está alinhado com as iniciativas que tornam o trânsito mais seguro. “O Contran estabeleceu obrigatório, a partir do ano que vem, o uso dos freios ABS e do CBS em motocicletas. Além disso, encontra-se em fase final de discussão a obrigatoriedade do Sistema Eletrônico de Estabilidade (ESC) nos veículos de passeio. Também iniciará, em breve, estudo para a implantação do sistema de frenagem autônoma. Todos estes itens, de baixo custo de implantação, terão sua importância e eficácia demonstradas no Stop The Crash”, explicou ministro. Para ele, a Global NCAP é um importante parceiro do Ministério na ação de segurança veicular, promovendo o intercâmbio e o treinamento dos técnicos do Denatran. “Há alguns anos, os resultados dos testes apontavam condições bastante precárias de segurança dos veículos. Entretanto, em menos de cinco anos, tem se verificado que a mudança de legislação aliada às iniciativas do setor privado tornam cada vez mais seguros os automóveis vendidos no país”, disse. Segundo Kassab, o país está alinhado às propostas da Organização das Nações Unidas (ONU) para reduzir pela metade o número de mortes e lesões por acidentes de trânsito até 2020.


EITA CAFEZINHO BOM…

  • A vereadora Elian Santana (Pros de Santo André) vai promover nesta segunda-feira (23) um café da manhã, às 8h30, no Salão Burle Marx, no 9º andar do Prédio do Executivo. Elian Santana, que tem grande atuação no meio evangélico, pretende discutir com aproximadamente 60 pastores e líderes evangélicos o “Envolvimento da Igreja com a sociedade”. Para Elian, a comunidade evangélica é muito grande e pode e deve atuar com mais determinação para identificar e ajudar na resolução dos problemas localizados e pontuais, e até mesmo nos grandes desafios colocados para a cidade. Segundo ela, a atividade não tem conotação política e nem o envolvimento da administração, tendo sido apenas solicitado o empréstimo do Salão Burle Marx para a realização do encontro com os pastores.

SÓ NO BRILHO

  • A correria para atender aos munícipes, participar das sessões e dos diversos eventos que acontecem na cidade exige bastante dos vereadores. E para as mulheres essa dedicação é ainda maior. Na noite da última quinta-feira, enquanto muitos de seus pares já estavam com o pé na estrada para curtir o feriadão da Consciência Negra, Elian andava à tiracolo com uma ‘assessora coiffeur’ para dar um retoque na maquilagem e nos cabelos, para participar junto com o marido, o ex-vereador Israel Santana, de evento numa igreja evangélica.

MOSTRA PEDAGÓGICA 1

  • A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires através da Secretaria de Educação, Inclusão e Tecnologia realizam no próximo dia 27, no salão Nobre do Ribeirão Pires Futebol Clube, das 8h às 17h, a II Mostra Pedagógica da Educação Infantil Municipal. O evento contará com a presença de 1300 pessoas e tem como objetivo a qualidade de Ensino e ênfase no processo ensino aprendizagem, os pais e alunos também participam. No decorrer do ano letivo os professores desenvolvem inúmeros projetos que envolvem criatividade, aprendizagem, alimentação saudável, cultura, formação social e pessoal.

MOSTRA PEDAGÓGICA 2

  • Com a proposta de tornar pública essas ações que vem sendo desenvolvidas pelos professores e coordenadores das Escolas Municipais, participam do projeto mais de 30 escolas da cidade em uma grande troca de experiências na área educacional.

Ministro Edinho Silva diz que população está descontente com todas as esferas de governo

“Estamos trabalhando com um governo com baixíssima popularidade. Porém, há um descontentamento indiscriminado com todas esferas governamentais. São raros os governadores e prefeitos com aprovação alta”, disse o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva. “Quanto mais tivermos ações concretas, mais teremos resposta para a recuperação da popularidade”, acredita. Edinho participou do Seminário LIDE, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, na terça-feira, no Pullman Hotel Vila Olímpia, em São Paulo. Para o ministro, o ambiente de polarização gerado a partir e após as eleições de 2014 criou condições para “manifestações de extrema intolerância religiosa, racial, com a diversidade sexual e também cultural”. Por isso, ressalta o ministro, a necessidade da comunicação pública trabalhar o consenso, com pontos de unidade capazes de formar ideias transformadoras, a partir de um pacto. Segundo ele, esse consenso poderia produzir a reforma do próprio Estado, visando aprimorar os instrumentos de representação política. Sobre a Lei do Direito de Resposta, que entrou em vigor no último dia 12, Edinho Silva lembrou que ela tramitou pelas duas Casas legislativas e que a presidente Dilma Rousseff apenas vetou parte do texto aprovado, por considerar polêmico o trecho que previa ao ofendido se retratar pessoalmente na mídia. O ministro, porém, não vê problemas em o Parlamento corrigi-la, caso haja “desequilíbrio na sua aplicação”. Sobre as investigações e as condenações a políticos e empresários pela Justiça Federal, Edinho salientou que o principal legado das iniciativas de combate à corrupção é o fortalecimento das instituições e também a autonomia para que elas fiscalizem e punam os corruptos. O ministro alegou que o PT reproduziu erros que são erros da sociedade como um todo. “Penso que o PT tem de passar por uma reforma importante, e os demais partidos também, para que possam ser cada vez mais fortes, representativos e interlocutores no funcionamento da democracia”, defendeu.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Coluna do dia 21/11/2015"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *