Da Redação – As Edições Sesc São Paulo lançam Anos de chumbo: o teatro brasileiro na cena de 1968, de A. P. Quartim de Moraes. O autor traz o panorama da fervilhante cena teatral brasileira às vésperas da assinatura do Ato Institucional n. 5 (decretado em 13 de dezembro de 1968, durante o governo do general Arthur da Costa e Silva).
Naquele momento, as bases do teatro contemporâneo brasileiro eram fincadas nos palcos e nas ruas por artistas de peso: Ruth Escobar, Cacilda Becker, José Celso Martinez Corrêa, Augusto Boal e Plínio Marcos, entre outros talentos. Ao lado de intelectuais, trabalhadores e estudantes, eles desafiavam o status quo e resistiam em prol da arte, da liberdade de expressão e, sobretudo, de sua própria sobrevivência. Quartim de Moraes costura os fatos sociopolíticos ocorridos naquele ano ao movimento dos grupos e profissionais de teatro, sobretudo do eixo Rio-São Paulo, que precisaram encarar com inteligência e coragem o aumento da violência de Estado.
O livro se organiza em três atos: “Assim foi, se não duvidas”, que apresenta a cena teatral nos anos que antecedem 1968 e contextualiza a situação e o envolvimento dos profissionais da área conforme a censura e a repressão recrudesciam; “Muito barulho por tudo”, que traça um panorama das principais companhias teatrais e as principais peças de seu repertório, entre as quais destacam-se O rei da vela, do Oficina, e a 1ª Feira Paulista de Opinião, do Arena; e “Vestidos de farda”, que apresenta a cronologia dos eventos sociopolíticos, os debates internos sobre o papel e os limites da arte engajada e as peças encenadas em 1968. O livro encerra com textos basilares de Augusto Boal, Anatol Rosenfeld e Zé Celso.
“Este livro valoriza a trajetória de atores, diretores e profissionais do teatro no palco da resistência democrática, expondo alguns dos acontecimentos fundamentais da história das artes cênicas no Brasil.” Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc São Paulo.
Serviço – Lançamento do livro Anos de chumbo: o teatro brasileiro na cena de 1968
Bate-papo com o autor A. P. Quartim de Moraes, o crítico de teatro Jefferson Del Rios e o diretor de teatro Sérgio de Carvalho, no programa de leituras públicas do TUSP. Seguido de sessão de autógrafos.
Dia 03 de dezembro de 2018, segunda-feira, às 19h30, no TUSP – Teatro da USP (Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – SP). Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.
SOBRE O AUTOR – Jornalista, comunicador social e editor de livros, A. P. Quartim de Moraes trabalhou, sucessivamente, no Estadão, na revista Visão e no Governo do Estado de São Paulo. Foi secretário de Imprensa do governador Franco Montoro; coordenador de Comunicação Social da antiga Nossa Caixa-Nosso Banco – onde criou o projeto Teatral “Arte em Cena”; gerente de Comunicação Social da Fundação Memorial da América Latina; e assessor de Comunicação Social da Secretaria da Cultura do Estado, na gestão de Ricardo Ohtake. Em 1995 planejou, implantou e dirigiu, por sete anos, a Editora Senac-SP. Depois criou sua própria editora, a Códex/Conex, e foi editor associado das casas Ediouro e Global. De volta ao jornalismo, foi articulista e editorialista do Estadão de 2009 a 2017.
SOBRE AS EDIÇÕES SESC SÃO PAULO
Pautadas pelo conceito de educação permanente e acesso à cultura, as Edições Sesc São Paulo publicam livros em diversas áreas do conhecimento. Em diálogo com a programação do Sesc, a editora apresenta um catálogo variado, voltado à preservação e à difusão de conteúdos sobre os múltiplos aspectos da contemporaneidade. Além dos títulos impressos, que estão disponíveis nas Lojas Sesc, na livraria virtual do Portal do Sesc e nas livrarias físicas e virtuais, as Edições Sesc vêm convertendo seu catálogo em e-books, que podem ser adquiridos em lojas virtuais como Livraria Cultura, Livraria Saraiva e Amazon, e em aplicativos do Brasil e do mundo como Google Play e Apple Store.
Nenhum comentário on "Série Anos de chumbo traz o teatro brasileiro na cena de 1968"