Coluna do dia 19/11/2015

917 0

Diz-me quem te admira e dir-te-ei quem és…

Charles Saint-Beuve.

Audiência Pública debate regulamentação do uso das sacolas plásticas no Estado de SP

1809 - Frente Parlamentar Química SP - Evandro_Oliveira (1)

O Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo vai sediar na próxima terça-feira (24), a partir das 9h, a Audiência Pública para regulamentação do uso das sacolas plásticas no Estado de São Paulo. A Audiência Pública faz parte das atividades da Frente Parlamentar da Química em São Paulo, coordenada pelo deputado Luiz Turco (PT) e que tem o deputado Luiz Fernando (PT) na coordenação do Setor Plástico. O evento traz ao debate o lobby realizado pela Apas (Associação Paulista de Supermercados), que conseguiu através da Lei Municipal 15.374/2011, a proibição da distribuição gratuita de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais na cidade de São Paulo. Tal medida, causou transtornos não apenas ao consumidor, mas também ao mercado de trabalho, acarretando o fechamento de 6 mil postos de trabalho apenas na Capital, considerando somente empregos diretos. Além disso, as sacolas plásticas representam 5% do faturamento da indústria do plástico na cidade, cerca de R$ 72 milhões por ano. O fim da distribuição gratuita de sacolas na boca do caixa provocou a queda do consumo da embalagem e, seu efeito dominó atingiu fornecedores, incentivou o descarte incorreto e a ociosidade das centrais de reciclagem no maior mercado do país. A Lei, com finalidade mercantilista e não ambiental, como é equivocadamente difundida, permite que os supermercados vendam as sacolas, atendendo a demanda varejista, e transferindo para o consumidor seu custo. E o valor que antes já era embutido nos preços dos produtos passou a ser cobrado em duplicidade. O varejo ainda lucra com a comercialização de sacolas retornáveis e sacos de lixo. Estão confirmadas as presenças do deputado federal Andrés Sanchez; do vereador Nelo Rodolfo, de São Paulo; do ex-deputado federal Francisco Chagas; Edson Bicalho, Sequimfar; Alfredo Schmitt, do Sindiplast; Raimundo Suzart, Sindicato dos Químicos do ABC; Dr. Reginaldo Sena, do Idecom; Miguel Bahiense, do Plastvida; Oswaldo Bezerra, o Pipoca, do Sindicato dos Químicos de São Paulo; a Dra. Ivete Maria Ribeiro, da Fundação Procon, e Marli Sampaio, do SOS Consumidor. O principal objetivo desta audiência pública é, através da união de diversos atores relacionados ao segmento plástico, buscar a defesa do consumidor nesta questão. destaca o deputado estadual Luiz Turco.

Frase:

Cabe ao Legislativo paulista promover a regulamentação do uso das sacolas plásticas em todo o Estado de São Paulo, afim de garantir que esta lei equivocada não seja replicada em todo o Estado de São Paulo, ameaçando a economia e fechando outros postos de trabalho

Luiz Turco, deputado estadual (PT) e coordenador da Frente Parlamentar da Química em São Paulo, ao comentar os objetivos da Audiência Pública da próxima terça-feira (24), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Frase:

Minha luta é por mais qualidade de vida ao povo que mais precisa. E oferecer cursos de qualificação profissional gratuita é valorizar o trabalhador, investir no futuro e proporcionar melhor posicionamento no mercado para o povo de Mauá. Estou muito satisfeito com a chegada da carreta a Mauá

Atila Jacomussi, deputado estadual pelo PCdoB de Mauá, ao comemorar a chegada da carreta do Via Rápida Emprego a Mauá, após ter levado essa reivindicação ao governo estadual

Atila Jacomussi reivindica ao Estado e carreta do Via Rápida Emprego chega à Mauá

Após luta do deputado estadual Atila Jacomussi, a carreta do programa estadual Via Rápida Emprego desembarca em Mauá nesta segunda-feira (2311/2015) para oferecer qualificação profissional gratuita. As inscrições para os cursos de Açougue e Panificação podem ser feitas entre quarta-feira (18/11/2015) e quinta-feira (19/11/2015) na sede da Federação Comunitária das Associações Amigos de Bairros de Mauá, Rua Rio Branco, 727, Vila Augusto (em baixo do viaduto da Saudade, próximo ao Centro). O telefone 3421-7784 está disponível para mais informações, falar com Maria Edjânia. A partir de segunda-feira, a carreta do Via Rápida Emprego estará no estacionamento do Mauá Plaza Shopping, Avenida Governador Mário Covas Júnior, 1, Centro. Os cursos são ministrados na própria carreta em diversos horários. Quem tem interesse deve se inscrever dentro do prazo. As vagas são limitadas. A carreta do Via Rápida Emprego só chegou a Mauá depois de intensa luta do deputado estadual Atila Jacomussi. O parlamentar dialogou diversas vezes com o coordenador do programa do governo do Estado de São Paulo Via Rápida Emprego, Marco Antonio da Silva, e apresentou a necessidade de fortalecer os trabalhadores de Mauá com qualificação. As agendas fizeram parte da Frente Parlamentar pelo Fortalecimento e Ampliação do Polo Industrial e do Comércio de Mauá, da qual Atila Jacomussi é coordenador.

Chumbo Grosso


NOVO LÍDER 1

  • O vereador Luiz Zacarias (PTB de Santo André) ultrapassou o prefeito Carlos Grasna (PT) na enquete ‘Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para prefeito de Santo André?’. O vereador petebista teve 353 votos, o que representa 43% dos 821 votos na enquete. Carlos Grana, que liderou em três parciais da enquete, ficou em segundo lugar com 38% dos votos: 311. O terceiro colocado foi o advogado Raimundo Taraskevicius Salles (PPS), que teve 60 votos (7%) e em quarto lugar ficou o ex-prefeito Aidan Ravin (PSB), que teve 56 votos (6%). Sempre é bom lembrar que a enquete não pode ser considerada pesquisa eleitoral, já que não usa metodologia científica na tabulação dos dados e representa apenas a vontade dos internautas que navegam pelo CliqueABC.

NOVO LÍDER 2

  • As posições secundárias ficaram da seguinte forma: em quinto, o ex-secretário de Obras na gestão petista, Paulinho Serra, atualmente no PSDB, que teve 18 votos (2%); O sexto foi o vereador Aílton Lima, com 14 votos (1,4%); em sétimo, Rafael Daniel, com 6 votos (1%). Os lanternas, com pouco mais de 0,1% dos votos foram Cícero Firmino Martinha, com dois votos, e Pastor Bittencourt, que teve apenas um voto.

PRESTIGIANDO A CARA METADE

  • O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, participou nesta quarta-feira (18) do lançamento do livro “A Cidade Desenvolvimentista: Crescimento e diálogo social em São Bernardo do Campo 2009-2015”, na Livraria Leitura do Golden Square Shopping. A obra apresenta a experiência da administração municipal no processo de transformação pelo qual passa a cidade. O livro, publicado pela Fundação Perseu Abramo, é escrito pela secretária de Orçamento e Planejamento Participativo (SOPP), Nilza de Oliveira; pelo ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET) e atual diretor superintendente do Instituto de Previdência de São Bernardo (SBC Prev), Jefferson José da Conceição; pelo assessor econômico da SOPP, Roberto Vital Anav; e pelo professor doutor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Jeroen Johannes Klink.

GATUNOS PENADOS

  • A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo deteve, terça-feira (17), um ladrão que agia em cemitérios. A apreensão foi feita por guardas em patrulhamento nas proximidades do Cemitério da Vila Euclides e que flagraram duas pessoas em uma moto, carregando um saco e em atitude suspeita. Os suspeitos tentaram fugir, mas acabaram detidos na Rua Romeu Mantovani, em frente ao cemitério. Na abordagem, o piloto foi preso e a pessoa que estava na garupa fugiu. Na sacola apreendida foi encontrada uma estátua roubada. O preso foi conduzido ao 1º DP, no Centro, onde a ocorrência foi registrada como furto qualificado. A estátua foi devolvida ao cemitério.

TUCANOS PARCEIROS 1

  • O deputado estadual Orlando Morando prestigiou o aniversário de 71 anos do vereador da Câmara de São Bernardo, Hiroyuki Minami (PSDB) comemorado na segunda-feira (16/11), com um jantar muito animado, no Restaurante São Francisco. Minami agradeceu a presença de todos os convidados e reiterou a felicidade de comemorar o aniversário rodeado de amigos e da família. “Para um homem público, comemorar mais um aniversário ao lado de tantos amigos e da família é uma enorme satisfação. Só tenho á agradecer a Deus e a todos pela presença e o carinho nesta data tão importante para mim”, disse emocionado o vereador.

TUCANOS PARCEIROS 2

  • Em seu discurso, o vereador Minami fez questão de agradecer a presença do deputado Orlando Morando e o apresentou como futuro prefeito de São Bernardo. Morando, por sua vez, agradeceu o vereador por ter defendido o seu nome para representar o PSDB nas eleições para prefeito do ano que vem e afirmou que os dois vão continuar trabalhando muito para melhorar São Bernardo.

SOLIDARIEDADE 1

  • A Prefeitura de São Caetano está arrecadando água e fraldas infantis para as vítimas da tragédia de Mariana, em Minas Gerais. Os interessados em fazer as doações devem entregá-las na sede da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Avenida Fernando Simonsen, 130, Bairro Cerâmica), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No dia 5 de novembro, uma barragem de rejeitos minerais da empresa Samarco se rompeu e inundou de lama tóxica a região, se transformando no maior desastre socioambiental da história do Brasil. Centenas de famílias estão desabrigadas. A campanha da Prefeitura de São Caetano em apoio às vítimas de Mariana seguirá, pelo menos, até o fim de novembro, podendo ser prorrogada conforme necessidade.

SOLIDARIEDADE 2

  • Paralelamente à campanha da Defesa Civil, o Grupo Escoteiro São Francisco de Assis de São Caetano vai receber neste sábado (21), das 15h às 18h, doações de água para as vítimas da tragédia de Mariana. O endereço é Rua Santo Antônio, 4, embaixo do Viaduto dos Autonomistas e em frente ao Campus Centro da Universiade de São Caetano do Sul (USCS). Tudo o que for arrecadado será distribuído pelo Exército.

PRESIDENTE NOVO…

  • Nesta quarta-feira (18), o secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, foi escolhido por unanimidade para presidir o Fórum Nacional de Secretários da Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), em reunião realizada em Brasília, com a presença de secretários estaduais e presidentes de Companhias Habitacionais. A primeira ação do novo presidente foi marcar audiência com o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, para levar as reivindicações do setor e verificar como está a programação da terceira fase do programa federal Minha Casa Minha Vida.

…E SEUS ACOMPANHANTES

  • A secretária de Habitação do Estado do Mato Grosso do Sul e presidente da Associação Brasileira de Cohabs (ABC), Maria do Carmo Avesani Lopez, os secretários e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo (CDHU), Marcos Penido, acompanharão Rodrigo Garcia na audiência com o ministro.

Comissão de Transportes presidida por Orlando Morando ouve o diretor da Artesp

No cargo de diretor da Artesp desde março deste ano, Giovanni Pengue Filho respondeu a todas as perguntas, pontuais ou não, feitas pelos deputados que participaram da reunião da Comissão de Transportes e Comunicações nesta terça-feira, 17, presidida pelo deputado estadual Orlando Morando (PSDB). Giovanni Filho afirmou que o principal papel da agência é o de regular os serviços oferecidos pelas 20 concessionárias, que demandaram no total um investimento de R$ 48 bilhões em obras, manutenção e melhoria de rodovias que classificam São Paulo como “o Estado com a melhor malha viária do país ” 19 das 20 melhores estradas brasileiras encontram-se no Estado”, garantiu o diretor. Entre obras já concluídas citou o Rodoanel Leste, o trevo de Valinhos e as Marginais de Jaú; entre as iniciadas neste ano, deu ênfase à obra de duplicação da Rodovia dos Tamoios. Antes ainda das indagações dos parlamentares, falou sobre as campanhas destinadas a beneficiar usuários. Citou o da gratuidade de dois assentos para idosos em ônibus das linhas intermunicipais e a do cinto de segurança no banco traseiro dos automóveis, que objetiva reduzir em até 50% o número de mortos e em 20% o de feridos, até 2020. O deputado Orlando Morando quis saber se essa concessionária havia recebido multa e o presidente da Artesp respondeu que compete à agência solicitar providências cabíveis e caso a concessionária não as apresente, sujeita-se às multas, mas isso não ocorreu, visto que há projetos em estudo com as prefeituras para o Trecho Oeste, os quais deverão estar finalizados em até seis meses. Ainda sobre multas, o deputado Orlando Morando quis saber se eram baseadas no faturamento global da empresa. Lembrou que a obra do Rodoanel havia sido orçada em R$ 5 bilhões. O presidente da Artesp esclareceu que as penalidades iam da simples advertência até a multa, dependendo do que havia sido previsto no contrato com a concessionária.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Coluna do dia 19/11/2015"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *