Da Redação – Verificação da situação vacinal, prevenção da obesidade, avaliação de saúde bucal, prevenção ao uso de drogas, realização de atividades físicas, promoção da cultura de paz, são algumas ações que o Programa Saúde na Escola (PSE) realiza em Diadema.
Resultado de uma parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde, o PSE desenvolve atividades com o objetivo de promover saúde articulada, visando o cuidado e a educação integral junto ao público escolar. O PSE foi fundamental para que o município atingisse a meta, estipulada pelo Ministério da Saúde, na Campanha de Vacinação Poliomielite e Sarampo.
O Programa Saúde na Escola atendeu, em 2017/2018, 74 escolas, entre municipais e conveniadas. Foram realizadas, neste período, aproximadamente 2 mil atividades coletivas, com 73 mil participantes e cerca de 8 mil avaliações.
“A Saúde parte de um princípio básico que é a educação. Quando as pessoas têm conhecimento sobre os temas que são importantes, elas se cuidam melhor. Este programa tem o objetivo de cuidar e ensinar nossos alunos e os pais para que possamos construir uma saúde cada vez melhor”, ressaltou o secretário de Educação, Cacá Vianna, durante a apresentação das ações realizadas, nesta quarta-feira, 07/11, no Quarteirão da Saúde, que reuniu cerca de 120 participantes entre diretores de UBSs, de escolas, e profissionais de Saúde e Educação.
“Esta é uma interface com a Educação nos proporciona resultados positivos. Diadema é o município com o menor índice de cáries até os cinco anos de idade, por exemplo”, contou o secretário de Saúde, Luís Cláudio Sartori.
Além da apresentação das atividades realizadas, a equipe apontou as propostas para o programa no próximo ano como incentivar, promover ações de alimentação saudável e consolidar a relação entre as secretarias.
“Precisamos dessa parceria entre as secretarias de Saúde e Educação para termos equipes que trabalham em conjunto. Dessa maneira, beneficiamos não somente as crianças, mas também as famílias”, disse a diretora da EMEB Henrique de Souza Filho, Izabel Cristina Catilho. O evento contou, ainda, com uma apresentação musical dos alunos da EMEB Dr. Átila Ferreira Vaz.
Nenhum comentário on "Programa Saúde na Escola promove ações em escolas de Diadema"