Da Redação – Nos dias 29 e 30 de outubro, o Quarteirão da Saúde recebeu o Seminário Comemorativo CAIS – 25 anos de Educação Inclusiva. Com palestras de profissionais da área da educação, o evento organizado pelo Centro de Atenção e Inclusão Social abordou temas que focavam, principalmente, os desafios encontrados nas salas de aula.
“Diadema sempre esteve à frente na discussão de políticas públicas para inclusão social. Com a aprovação do COMPEDE, vamos conseguir avançar ainda mais. O CAIS está comemorando 25 anos de história na cidade. Temos excelentes profissionais aqui. Parabenizo a todos pelo excelente trabalho realizado”, comentou o prefeito Lauro Michels.
O COMPEDE é um órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania que tem como finalidade promover a formulação, implementação e garantia dos direitos da pessoa com deficiência.
O objetivo do evento é reunir e discutir as questões que permeiam a prática da educação inclusiva junto com os professores e diretores da rede. Além disso, é um meio de possibilitar o diálogo sobre vários aspectos da pessoa com deficiência.
“O nosso compromisso é fazer com que essa situação de fortalecimento da educação inclusiva se torne cada vez mais forte, por meio de políticas públicas e objetivas para oferecer cada dia mais uma educação de qualidade para nossos alunos”, afirmou o secretário de Educação, Cacá Vianna.
CAIS
Foi criado em 1993 com serviços voltados para a educação infantil. O primeiro concurso de professores foi feito no ano seguinte. Já em 2000, professores do CAIS inscreveram um projeto para a Fundação Getulio Vargas, onde foram contemplados como finalistas do prêmio, o que contribuiu, assim, para a adaptação de diversos locais da cidade, como a Biblioteca Vila Nogueira.
O serviço é sempre crescente no município, tanto em número de profissionais quanto em número de crianças. Hoje 1.143 alunos são atendidos.
“O CAIS Diadema é um laboratório de práticas. Depois de 25 anos, já sabemos o que é preciso ser feito para o desenvolvimento acadêmico dos alunos e por isso esse seminário é tão importante. É preciso disseminar esse conhecimento, considerando que a educação inclusiva demanda uma maior articulação”, pontua Sandra Scaravelli, professora itinerante, atuante no setor de formação de professores do CAIS e no serviço de atendimento a comunidade.
Homenagem
Encerrando o seminário, foi feito um momento de homenagens. Com a apresentação de trabalhos, professores puderam inscrever suas práticas inclusivas em diversos segmentos, como a da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos. Após a apresentação, os alunos foram premiados com medalhas comemorativas e um kit de livros.
“Hoje foram apresentadas ações que o professor desenvolve na sala de aula e permitem que a participação e a aprendizagem do aluno sejam favorecidas. O nome do prêmio também é uma forma de homenagem”, complementa Lenice Salgado, coordenadora da Educação Especial do município e uma das organizadoras do evento.
O nome em questão é o da Professora Teófila de Araujo Silva, que ficou conhecida no município por seus projetos inovadores em sala de aula na rede pública e no CAIS. Teófila ajudou também a implementar a sala de recursos da educação de jovens e adultos e foi professora itinerante da EJA.
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