Da Redação – Nesta quarta-feira, 31/10, a Prefeitura de Diadema disponibilizou o vídeo da Campanha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil que tem como objetivo orientar e sensibilizar a população para entender as formas de trabalho infantil. O filme institucional traz a mensagem de que essa prática acaba com o sonho da criança e incentiva a denúncia. O vídeo está disponível no link.
Com o tema “Muitas crianças só são crianças quando sonham. Ajude a mudar essa realidade. Não incentive o trabalho infantil”, a campanha foi lançada no mês de setembro e engloba folder, cartaz, outdoor, busdoor, vídeo institucional, peça teatral e um diagnóstico de trabalho infantil.
O folder contém explicações sobre o que é o trabalho infantil, o motivo pelos quais a criança não pode trabalhar – ressaltando que isto rouba a infância e condena o futuro – e como ajudar no combate. Já a peça teatral tem como foco mostrar que a criança tem de ser criança, dando exemplos de trabalho infantil e de exploração nos serviços domésticos.
Além disso, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) está realizando ações em toda cidade. Durante o mês, as escolas municipais, as Unidades Básicas de Saúde, e as organizações parceiras da SASC realizaram atividades de mobilização, prevenção e enfrentamento ao trabalho infantil na região em questão.
“As ações são feitas cada mês em uma região da cidade. Ao final do período é realizado um evento de encerramento, aberto à população, para apresentação das atividades efetuadas sobre o tema”, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha. A primeira região foi a Sul e a próxima será a Leste, com data prevista para início em 06/12.
O município conta ainda com o Serviço Especializado de Abordagem Social, que realiza a busca ativa e identifica, nos territórios, a incidência de situações de risco pessoal e social. Quando identificada a situação de trabalho infantil, tanto a família quanto a criança ou adolescente são encaminhados para os serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e também para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que são desenvolvidos por Organizações da Sociedade Civil, em parceria com a Prefeitura.
Conheço uma criança que está trabalhando. Como faço para denunciar?
Conselho Tutelar I – Av. Antonio Sylvio Cunha Bueno, 1.322 – Jd. Inamar
Telefones: 4059-0569 e 4059-79-10
Conselho Tutelar II – Rua Oriente Monti, 201 – Centro
Telefone: 4053-8005
Conselho Tutelar III Rua Guaricica, 45 – Piraporinha
Telefone: 4044-2171
Disque 100 www.humanizaredes.gov.br
Nenhum comentário on "Diadema lança vídeo da Campanha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil"