Da Redação – Os professores da rede municipal de ensino de São Caetano participaram de um congresso promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. Sob o tema “(Re) organização curricular: desafios, trajetórias e perspectivas”, o objetivo do congresso é promover uma reflexão sobre os currículos das escolas, da Educação Infantil ao Ensino Médio, à luz da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação, que deverá ser implantada a partir de 2019.
Para a secretária de Educação, Janice Paulino César, a participação em congressos é parte da formação docente: “A atualização e o compartilhamento de experiências é essencial ao trabalho pedagógico. Além disso, começaremos em 2019 uma nova base curricular, que precisamos conhecer profundamente para adaptá-la à nossa realidade local”.
Segundo o professor Paulo Sérgio Garcia, diretor Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns (Cecape), a nova BNCC dá ênfase ao desenvolvimento de habilidades e competências, no lugar da simples memorização de conteúdos. “Os conteúdos são meios para o desenvolvimento de competências”, explica o professor.
Ele destaca que esse ensino mais qualitativo requer constante aprimoramento do profissional de educação. “Por isso, a realização do Congresso também faz parte das estratégias de formação dos educadores de São Caetano”, diz o diretor do Cecape.
O congresso foi aberto no dia 16/10, no Teatro Paulo Machado de Carvalho, com uma palestra da pedagoga Priscila Boy, mestre em Ciência da Educação, que falou sobre os desafios e possibilidades do BNCC, e, nos outros dias, prosseguiu no auditório do Cecape. Além dos especialistas, professores da rede também estão compartilhando experiências profissionais e projetos desenvolvidos em sala de aula. O encerramento ocorreu no dia 25/10.
Nenhum comentário on "São Caetano debate a nova Base Nacional Comum Curricular"