Da Redação – O professor do setor de uro-oncologia da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) e responsável pelo setor de cirurgia robótica urológica no Hospital Brasil e rede D’Or, Dr. Marcos Tobias Machado, acaba de criar o projeto Uroproctor. O objetivo é levar conhecimento e treinar urologistas em aprendizagem de novas técnicas de cirurgia laparoscópica.
Já em prática, os urologistas do Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, interior de São Paulo, convidaram Dr. Marcos Tobias para demonstrar duas novas técnicas desenvolvidas pelo próprio especialista. A primeira cirurgia foi uma prostatectomia laparoscopica para hiperplasia prostática benigna.
“Nós modificamos a técnica inicialmente descrita pelo professor Mirandolino, utilizando ultrassônico e trigonizando a bexiga diretamente na uretra. A vantagem dessa operação é que o paciente sangra muito menos, fica menos tempo de irrigação e consequentemente tem alta hospitalar mais precoce”, explica Dr. Marcos.
A segunda cirurgia realizada foi a linfadenectomia inguinal vídeo endoscópica, uma técnica desenvolvida pelo Dr. Marcos Tobias a partir de 2005 que, atualmente, vem ganhando aceitação mundial.
“É sempre um prazer muito grande ser convidado para ensinar essa operação em centros de referência em oncologia no Brasil, como o Amaral Carvalho. Ao Doutor Fernando Sala, nosso amigo há muitos anos, todo o meu agradecimento pela gentil acolhida e por ter preparado todo material para as cirurgias realizadas”, comenta Dr. Marcos Tobias.
Nenhum comentário on "Urologista do ABC cria projeto Uroproctor para treinar equipes médicas"