Prefeitura de Diadema promove ação para valorização da vida

450 0

Da Redação – O suicídio é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por ano, cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio no mundo. Foi pensando nisso que a SODIPROM, parceira da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou um dia de conscientização e estudos sobre o tema com os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Os encontros contaram com a participação das psicólogas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de Diadema, Priscila Barbosa e Flávia de Almeida Prado, e foram abordados diversos temas, como causas, frustrações e tratamento para a depressão. Além disso, os adolescentes puderam assistir vídeos, participar de uma roda de conversas e de atividades lúdicas focados na valorização da vida.

“Este é um assunto que precisa ser tratado não só durante o mês de setembro. A conversa e a quebra de tabus são fundamentais para a prevenção”, ressaltou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha.

“É extremamente importante abordar esse tema com os adolescentes do SCFV com profissionais especializados, devido ao grande índice de tentativas de suicídio nesta faixa etária”, contou Alessandra Maria de Melo Rocha, orientadora social da SODIPROM.

Para Everton de Moura Rocha a experiência serviu para saber como ajudar pessoas que estejam pensando em cometer suicídio. “É tão triste ver alguém querer tirar a própria vida. Esse é um assunto muito importante e precisamos falar muito mais sobre isso. Quando perceber alguém com sinais suicidas, faça alguma coisa. Um abraço ou uma palavra de conforto pode fazer muita diferença”.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. A SODIPROM, parceira da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, atende 120 adolescentes, de 15 a 17 anos, de terça a sexta-feira.

O SCFV faz parte dos serviços de Proteção Social Básica/Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que é ofertado de forma complementar ao trabalho social realizado com famílias por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). As intervenções sociais acontecem a partir de situações que desafiam, estimulam e orientam os usuários na construção e reconstrução de suas histórias, de vivências individuais, coletivas e familiares.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prefeitura de Diadema promove ação para valorização da vida"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *