Da Redação – A leitura é um hábito de muitas pessoas. Segundo a pesquisa Relatos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope por encomenda do Instituto Pró-Livro – e utilizada pelos alunos para dar embasamento ao trabalho de conclusão de curso – publicada em 2016 – houve um aumento de 6% no número de leitores com relação última pesquisa, aplicada em 2011.
Hoje, 56% da população brasileira tem o hábito da leitura e lê, em média, 2,5 livros a cada 3 meses, o que corresponde, aproximadamente, a 115 milhões de pessoas, das quais 81% tem o hábito de ler em casa.
Pensando nisso, alunos do último ano do curso de Eng. de Produção do Instituto Mauá de Tecnologia desenvolveram uma poltrona de leitura ergonômica. Segundo os estudantes, o diferencial do projeto é a aplicação da ergonomia num móvel de produção em larga escala. Além disso, o objeto traz alguns diferenciais como apoio para livros e luzes de leitura.
E para trazer mais versatilidade, o grupo afirma que a poltrona pode ser utilizada para outras situações, pois os acessórios são embutidos na estrutura do objeto e acionados apenas quando forem utilizados.
As conclusões do projeto serão apresentadas na 24ª edição da Eureka, que ocorre no Instituto Mauá de Tecnologia, nos dias 26 a 28 de outubro, das 14h às 20h30, no campus de São Caetano do Sul. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.
Nenhum comentário on "Formandos de Engenharia de Produção da Mauá criam cadeira ergonômica de leitura"