Da Redação – Resultado da pesquisa Ibope, divulgada nesta quarta-feira (17) aponta que tendência de crescimento de Márcio França verificada ao longo de todo primeiro turno se mantém. Segundo o levantamento, o candidato pelo PSB ao governo de São Paulo alcançou 48% dos votos, quase 27 pontos percentuais a mais do que o conquistado por ele na primeira etapa da disputa. O resultado embola a disputa ao Palácio dos Bandeirantes e coloca França empatado tecnicamente com o concorrente João Doria (PSDB), com 52%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Os dados da primeira pesquisa Ibope do segundo turno confirmam o crescimento permanente de França. O novo governador de São Paulo, que iniciou a campanha com 4% das intenções de voto, apresentou uma subida impressionante e em poucas semanas se colocou como preferência de parte importante do eleitorado, chegando ao segundo turno numa virada histórica.
O levantamento desta noite aponta ainda uma importante margem de crescimento para França, já que o tucano João Doria segue liderando, a exemplo do que ocorreu no primeiro turno, a rejeição do eleitorado: 32% dos paulistas afirmam que não votariam nele de jeito nenhum.
Márcio França conta ainda com o desafio, que vem sendo superado desde o início do processo, de se fazer conhecido pela população. De acordo com o Ibope, 28% dos entrevistados afirmam ainda não conhecê-lo bem o suficiente para cravar o voto nele. Isso significa dizer que, ao contrário de seu concorrente – amplamente conhecido e rejeitado pelos paulistas – França ainda pode crescer muito nas intenções de voto na medida em que se apresenta à população.
Suas caminhadas pelo estado e o olho no olho com a população têm apresentado para o eleitorado um jeito diferente de fazer política. Apesar dos ataques e das tentativas diárias de seu adversário de polarizar a disputa, França tem reiterado seu compromisso de unir o Brasil a partir de São Paulo. Compartilhando propostas e dialogando com os paulistas, o novo governador tem contato com apoios de peso, incluindo concorrentes do primeiro turno e correligionários do tucano Doria. O resultado é fruto de uma disposição permanente de unir forças para enfrentar os problemas do estado.
A pesquisa ouviu 1.512 votantes e a margem de erro estimada é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95% – esta é a chance de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TSE-SP) sob o número SP-07777/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-BR-07265/2018.
Nenhum comentário on "João Doria lidera com 52%; Márcio França tem 48% e aposta na virada"