Diadema fortalece convivência entre adolescentes e familiares

433 0

Da Redação – Quem vê Gabrielle de Lima Souza conversando não imagina o quanto ela já foi tímida. Com 17 anos e frequentando o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos há um pouco mais de um ano, Gabrielle já percebe grandes mudanças em seu comportamento e no convívio com as pessoas.

“Eu era bem seca, não tinha muito afeto com os outros. Hoje, eu percebo que tive uma melhora, que consigo me expressar melhor com o grupo. Foi uma mudança muito grande”.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. A SODIPROM, parceira da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, atende 120 adolescentes, de 15 a 17 anos, de terça a sexta-feira.

O SCFV faz parte dos serviços de Proteção Social Básica/Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que é ofertado de forma complementar ao trabalho social realizado com famílias por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

As intervenções sociais acontecem a partir de situações que desafiam, estimulam e orientam os usuários na construção e reconstrução de suas histórias, de vivências individuais, coletivas e familiares.

“O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem uma grande importância na minha vida. Foi por meio dele que comecei a ter responsabilidades e empatia pelas pessoas. Eu nunca tive muito afeto com a minha família. Hoje, a relação está completamente diferente”, ressaltou Gabrielle de Lima Souza.

Diego Gonçalves Feliciano, de 16 anos, frequentador do serviço há mais ou menos dois anos, ressalta a importância das atividades. “Aqui eu adquiri bastante conhecimento, fiz novas amizades e fortaleci os vínculos. No SCFV temos a oportunidade de falar sobre assuntos que não são comentados em sala de aula e isso reflete nas conversas com os meus amigos e familiares”.

“Desde que comecei a frequentar as atividades, vejo uma grande diferença na maneira de me comunicar. Meus pais perceberam uma diferença na minha postura e no meu comportamento”, completou Diego Feliciano.

As mudanças são visíveis até para Sara Cristina do Carmo Lourenço da Silva, de 17 anos, que começou a frequentar as atividades há pouco mais que dois meses. “A maior mudança que eu percebo é na forma de me expressar. Antes, eu não conseguia falar com as pessoas; agora, eu tenho mais facilidade. O Serviço faz com que a gente se coloque no lugar do outro em todas as situações. Cada um tem a sua história e aqui aprendemos a respeitar isso”.

“Desde 2015, a SODRIPROM tem parceria com a Prefeitura nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A equipe conta com um arte educador, um facilitador de esportes, um de música, uma orientadora social e uma assistente social”, contou Alessandra Maria de Melo Rocha, orientadora social da SODIPROM.

As atividades não só fortalecem os vínculos, mas proporcionam proximidade entre o adolescente e o município. “É importante os adolescentes ocuparem o espaço público, se apropriarem do território de forma direcionada e que se sintam parte de tudo isso”, destacou a coordenadora do CRAS Eldorado, Viviane dos Santos Pereira.

Ações de divulgação do serviço, nesse dia os jovens podem manifestar o interesse:

Dia 04/10 – 13h30 às 16h Parque Ecológico do Eldorado Av. Nossa Sra. dos Navegantes, 145 – Eldorado

Dia 09/10 – 13h30 às 16h Salão da Igreja Assembleia de Deus Taboão Rua Taboão das Neves, 34 – Sítio Joaninha

As inscrições abertas o ano todo:

Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Inamar Av. Afonso Monteiro da Cruz, s/n – Praça CEU das Artes – Jd. Inamar Tel: 4056-8341

Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Eldorado Av. Nossa Senhora das Vitórias, 1.090 – Eldorado Tel: 4049-5400

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Diadema fortalece convivência entre adolescentes e familiares"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *