Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com o Grupo de Capoeira Magnificat, deu início nesta quarta-feira (26/09) às aulas de capoeira inclusiva, ministradas pelo Mestre Nenê. A atividade é gratuita e realizada no Centro de Fisioterapia Desportiva Nossa Senhora de Fátima, localizado na Rua Valdomiro Luiz, 303, bairro Demarchi.
De acordo com o Mestre Nenê, instrutor de capoeira há 23 anos, o objetivo do projeto é atender pessoas de diferentes idades e com diversos tipos de deficiências. “Nós trabalhamos a inclusão social e colhemos ótimos resultados. Os alunos regulares participam das aulas junto com os alunos especiais essa interação é importante não só para quem tem limitações, mas para os alunos aprenderem a conviver com as diferenças e principalmente desenvolvem laços de amizade e solidariedade”, considerou.
Liliane Rodrigues, mãe do aluno Luiz de 10 anos, portador de autismo, disse que o filho ficou encantado com a primeira aula. “A música foi o que mais chamou a atenção dele o som do berimbau, do pandeiro e o canto. Ele pegou o microfone e foi para o meio da roda cantar”, disse.
A prática da capoeira ajuda também no desenvolvimento da coordenação motora e na melhoria dos reflexos. Talita Strada Miotto, mãe do Rafael, 7 anos, estava muito feliz. “Meu filho é cadeirante e o sonho dele era fazer capoeira. Assim que soubemos das aulas corri para fazer a inscrição. E hoje é possível ver a alegria estampada no rosto dele”, destacou.
Luzinete, 45 anos, conhecida na capoeira como Peixinho, pratica o esporte há mais de 20 anos e contou que a capoeira faz bem para manter a forma, desenvolver resistência física, mobilidade e relaxamento. Outro ponto importante para Luzinete é a família, ela pratica o esporte acompanhada pelo marido e pelos dois filhos. “A capoeira não é apenas uma atividade física somos uma família e um sempre ajuda o outro”.
O secretário de Esporte e Lazer, Alex Mognon, destacou o trabalho da secretaria no desenvolvimento da modalidade. “A importância do trabalho não se dá apenas pela prática esportiva, mas pela inclusão social que promove. Tornar o esporte acessível a todos é um compromisso da nossa administração”.
As aulas são realizadas as quartas-feiras, no período das 19h30 às 20h30, no Centro de Fisioterapia Desportiva Nossa Senhora de Fátima, localizado na rua Valdomiro Luiz, 303, bairro Demarchi. Mais informações (11) 98122-1822.
Projeto Semeando Capoeira
A Secretaria de Esporte e Lazer de São Bernardo do Campo em parceira com o projeto “Semeando Capoeira” oferece para a população aula gratuita de capoeira para todas as idades nos bairros: Areião, Pq. Esmeralda e Vila Ferreira.
Serviço – Confira os endereços:
Sociedade Amigos do Areião Rua do Cruzeiro, 357, Areião Terças e quintas das 19h30 às 21h Verificar disponibilidade de vagas no local
Sociedade Amigos do Parque Esmeralda Rua Padre Antônio Romano, 270, Pq. Esmeralda Segundas, quartas e sextas, das 19h30 às 21h30 Verificar disponibilidade de vagas no local
EMEB Florestan Fernandes Rua Caminho da Educação, 330, Vila Ferreira. Inscrições: até o dia 8/10 Início das aulas: 10/10 Segundas e quartas, das 19h30 às 21h
Nenhum comentário on "São Bernardo promove inclusão social por meio da Capoeira"