Da Redação – O vereador e presidente da Câmara Municipal de São Caetano do Sul, professor Pio Mielo (MDB), apresentou na quarta-feira (12/09), Projeto de Lei que institui o Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio e de Promoção do Direito ao acesso à Saúde Mental entre Jovens e Adolescentes.
Pelos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, há um suicídio a cada 45 minutos, constituindo-se na terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas, todos os dias.
“Falar sobre suicídio não provoca o suicídio. Colocar a questão em pauta na mídia, nas escolas e instituições permite que se converse mais sobre isto. É preciso fazer circular, de modo global, informações a pacientes, familiares e profissionais da saúde. É uma maneira de salvar vidas porque 90% dos suicídios poderiam ser evitados se as pessoas tivessem acesso a tratamento e pudessem tratar a doença que leva ao suicídio”, explicou Pio.
O referido programa terá por objetivo ampliar a conscientização sobre o tema, capacitar cidadãos a identificar sintomas presentes entre jovens e adolescentes, e garantir o direito ao acompanhamento e à prevenção de quadros de sofrimento ou transtorno psíquicos que possam conduzir ao suicídio.
Nenhum comentário on "Pio Mielo quer instituir Programa de Prevenção ao Suicídio"