Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, prorrogou a vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Até o dia 14 de setembro, todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão ofertar doses da vacina para crianças de 1 a 4 anos. Até o momento, 32.744 crianças (82,30%) foram imunizadas contra a poliomielite e 32.723 (82,25%) contra o sarampo. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é a de imunizar 39.784 crianças, 95% da população dentro desta faixa etária (1 a 4 anos).
Para atingir a meta, São Bernardo precisa vacinar 7 mil crianças. O prefeito Orlando Morando ressaltou o empenho do município em alcançar o objetivo. “A cada dia estamos mais próximos da meta. Precisamos incentivar os pais a procurarem as unidades de saúde e a imunizarem os seus filhos. Essas doenças estavam erradicadas e não podemos permitir que voltem a ser notificadas em nossa cidade”, explicou.
A campanha nacional vai até o dia 14 de setembro. Após esta data, entretanto, as UBS continuarão a ofertar as vacinas. “Essas doses estão disponíveis nos postos de saúde de São Bernardo, mas no período da campanha, intensificamos a vacinação. Não é apenas as crianças que devem estar com as vacinas em dia. Os adultos também devem ter sua caderneta atualizada. Imunizando a população mantemos essas doenças longe de nossa cidade”, afirmou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.
A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, realiza um constante trabalho de conscientização. O município mantém 559 agentes de saúde, que, durante as visitas domiciliares, verificam a caderneta de vacinação das crianças. Se existir doses faltantes, os pacientes são encaminhados às UBSs a fim de serem imunizados.
Para participar da campanha, basta ir até uma unidade de saúde, com um documento com foto e a caderneta de vacinação. As crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis. O horário de funcionamento das UBSs é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Nenhum comentário on "Campanha contra Sarampo e Poliomielite é prorrogada em São Bernardo"