Crédito: Mario Pedroso (PMD)
Da Redação – Em outubro próximo, o Centro Cultural Serraria realiza a Mostra de Processos Teatrais, voltada a alunos que frequentam as suas oficinas de artes cênicas e ainda as promovidas pela Prefeitura em outros locais de Diadema. Além de viabilizar talentos, o evento também é uma forma de promover ações de teatro na cidade e oportunidade, para quem faz os cursos, de mostrar o que aprendem durante as aulas.
Referência em teatro, o CC Serraria também é o espaço de cultura mais conhecido em Diadema. O dado foi detectado na pesquisa “Hábitos Culturais do Grande ABC”, realizada pela JLeiva Cultura & Esporte e publicada pelo Sesc São Paulo. A pesquisa revela ainda que em segundo lugar, na memória da população diademense, está o Centro Cultural Canhema, local onde funciona a Casa do Hip Hop e que desenvolve trabalho reconhecido internacionalmente.
Para o secretário de Cultura de Diadema, Eduardo Minas, o que a pesquisa apontou serve como estímulo ao trabalho de cultura que é realizado no município. “É muito importante ver que espaços culturais da nossa cidade foram citados por pessoas que moram ou trabalham na Região do ABCD. Tomar conhecimento disso nos incentiva cada vez mais a continuar no trabalho de difusão e formação em artes. O Centro Cultural Serraria e a Casa do Hip Hop são referências nas linguagens que atuam e a citação dos espaços na consulta popular, reafirma o grau de excelência das ações que realizam”, disse.
O secretário lembra ainda que a pesquisa vem coadunar com a revitalização que os dois espaços passaram, em 2017, com a implantação pela Secretaria de Cultura do programa Rede CulturArte. “O CC Serraria foi o primeiro a entrar no programa e o CC Canhema Casa do Hip Hop foi o segundo. Esse trabalho de revitalização veio para aprimorar e dar condições para que as propostas de ações culturais sejam realizadas e a população possa usufruir dessas melhorias”, ressalta.
Apostando em Teatro – As artes cênicas sempre marcaram o trabalho de formação no CC Serraria. O espaço que existe há quase 25 anos também promove cursos em dança e em música, mas é na área teatral que está o maior número de frequentadores e a oportunidade de disseminar a arte de representar e a dramaturgia. Atualmente, o CC Serraria absorve mais de 20% das vagas em oficinas em teatro da cidade, cerca de 80, abertas para público infantil, jovem e adulto. As formações são gratuitas e acontecem às segundas, terças e quintas-feiras, em horários diversos.
As artes cênicas estão entre as linguagens mais procuradas na grade de cursos da Secretaria de Cultura de Diadema. Só neste semestre a Prefeitura criou perto de 400 vagas. Além das abertas no CC Serraria, as outras estão distribuídas entre os nove centros de cultura do Município.
Para o ator e arte-educador, Alberto Chagas, estudar teatro promove a reflexão e é muito importante no desenvolvimento intelectual das pessoas. Atuando na área há muito tempo, é ator desde 1973, coordenou várias oficinas de teatro em outros centros de cultura de Diadema e também dá aulas no CC Serraria.
Acompanhando de perto o trabalho que o espaço desenvolve há anos, ele comenta. “O Centro Cultural Serraria sempre teve essa preocupação com o teatro. Em anos anteriores aconteceram festivais com a participação de grupos de Diadema e de outras cidades da Região do ABC e, com isso, reuniam-se profissionais de teatro como Ednaldo Freire e Luiz Alberto de Abreu que vinham até Diadema para dar palestras e participar de debates”, afirma.
O professor também lembra que estudaram, nas oficinas realizadas no Serraria, pessoas como Mônica Rodrigues, Ademir Antunes e Edson Cardozo, que hoje são atores e estão na cena paulista das artes. “O bairro Serraria já teve mais de dez agrupamentos teatrais e por meio das oficinas novos grupos podem ser formados. Por isso, é primordial continuarmos esse trabalho de formação teatral no município”, afirma.
Em nova etapa de ampliação e qualificação das formações culturais, no CC Serraria, atualmente, estão em funcionamento 12 oficinas, frequentadas por 320 alunos. A revitalização, por meio da Rede CulturArte, trouxe ainda o “Acervo Érica Farias”, uma biblioteca com mais cem livros sobre teatro para estudo e pesquisa. Érica era atriz e participou ativamente da vida cultural de Diadema. Depois de seu falecimento, em 2017, sua família doou os livros para o centro cultural.
Segundo o coordenador do CC Serraria, Luiz Rocha, para 2018 a meta é montar um grupo de pesquisa e formação teatral. “Será um trabalho experimental e de aprofundamento no qual os participantes vão ter aulas de voz, ritmo, movimentação corporal e dramaturgia. No final do curso, o grupo fará várias apresentações pela cidade mostrando o resultado”, disse. E ressalta: “O nosso objetivo é formar um companhia residente de teatro aqui no CC Serraria”.
Além da formação e difusão cultural, o CC Serraria também abre espaço para que grupos teatrais da cidade façam ensaios nas suas dependências. É lá que, duas vezes na semana, os grupos de teatro Arruaça e Art’E preparam espetáculos que depois serão vistos pelo público.
O CC Serraria está localizado na rua Guarani, 790, bairro Serraria. O telefone para mais informações sobre as oficinas é 4056-4950.
Nenhum comentário on "CC Serraria é o espaço de cultura mais conhecido em Diadema"