Da Redação – Nos dias de hoje, uma das preocupações mundiais é com a preservação do meio ambiente. E o projeto Hortas Escolares, da Prefeitura de Mauá, em parceria com as secretarias do Verde e Meio Ambiente, Educação e Segurança Alimentar, chegou à Escola Municipal Oswald de Andrade, no Jardim Zaíra.
A ação objetiva elaborar atividades didáticas e recreativas através do cultivo de hortaliças. Além disso, o aluno irá conhecer as principais etapas para a elaboração de uma horta e acompanhar o crescimento e o desenvolvimento dos vegetais. A atividade também visa incentivar a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos das escolas municipais de Mauá.
O programa trabalha o manejo do solo, plantio das mudas, tratos culturais, irrigação, cuidados com pragas e doenças e colheita das hortaliças. Sete escolas da cidade participam do programa, sendo seis municipais e uma estadual. Na Escola Municipal Oswald de Andrade, cerca de 480 alunos estão envolvidos com a ação.
Através do Hortas Escolares é possível levar a criança a consumir mais hortaliças – fonte de vitaminas, fibras e sais minerais.
“Com o projeto, os alunos aprendem sobre educação ambiental, organização, planejamento e responsabilidade. Nosso objetivo, futuramente, é que o Hortas Escolares possa chegar a todas as escolas da cidade”, disse o engenheiro agrônomo do município Marco Mathiesen Stival.
O Hortas Escolares possibilita a identificação e a classificação das hortaliças de acordo com a parte comestível. “Nossos estudantes vão aprender como preparar a terra, técnicas agrícolas de cultivo e também sobre educação ambiental”, enfatizou a diretora Elaine Alcântara.
Para o secretário do Verde e Meio Ambiente de Mauá, Márcio Canuto, o Hortas Escolares ajuda a criança a conhecer as principais etapas para a elaboração de uma horta, além de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento dos vegetais. “É importante para o conhecimento das crianças, pois elas também irão aprender como preservar o meio ambiente”, explicou o secretário.
“O Hortas Escolares contribui para a formação de cidadãos conscientes. A criança aprende a dividir o mesmo espaço, a cuidar com carinho da terra e a preservar o que a natureza nos oferece de bom. O que o aluno aprender no Hortas Escolares, ele poderá atuar na comunidade em que vive”, salientou a prefeita Alaíde Damo.
Nenhum comentário on "Projeto Hortas Escolares desenvolve conscientização sustentável"