Da Redação – Conhecida como a “Constituição Cidadã”, a Constituição Federal completa 30 anos de sua promulgação em 5 de outubro. Para celebrar esse importante momento da democracia brasileira e também o aniversário de 465 anos de São Bernardo, o ministro do STF (Superior Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, participou de uma conferência sobre as três décadas da Carta Magna nesta sexta-feira (31), no auditório do Cenforpe, para mais de 1.700 estudantes da Faculdade de Direito de São Bernardo.
A conferência também contou com a presença do prefeito Orlando Morando, do presidente do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral), Carlos Eduardo Cauduro Padim, que também é professor da Faculdade de Direito São Bernardo, e de seu diretor, Rodrigo Gago, da primeira-dama de Santo André, Ana Carolina Serra, dos secretários municipais, vereadores, autoridades e membros da sociedade civil.
Moraes foi convidado pelo prefeito Orlando Morando em uma agenda realizada em Brasília (DF), em 6 de junho. “É uma grande alegria que recebemos o ministro do STF. Fizemos esse pedido por meio do dr. Rodrigo Gago, diretor da Faculdade de Direito. O ministro Alexandre de Moraes é um expoente do STF, sendo o mais jovem a integrar essa corte. Possui uma carreira jurídica exemplar, reconhecido no meio acadêmico e uma vasta experiência no Poder Executivo como secretário municipal, de Estado e Ministro. É um profundo conhecedor da Constituição Federal. Tenho certeza de que os alunos da Faculdade de Direito se beneficiarão do vasto conhecimento compartilhado por ele”, afirmou o prefeito Orlando Morando.
Pouco antes de iniciar sua palestra, Moraes lembrou de quando foi promotor criminal na cidade, entre os anos de 1993 e 1994, no período em que o Fórum ficava localizado onde hoje é a Pinacoteca de São Bernardo. Nesse período, também ministrou cursos preparatórios para os promotores da região, na Faculdade de Direito. Para o ministro, o Brasil conquistou inúmeros avanços graças à promulgação da “Constituição Cidadã”, como foi nominada pelo ex-deputado Ulisses Guimarães, que foi o presidente da Câmara Federal durante a Assembleia Constituinte.
“A redemocratização e a Constituição colocaram o Brasil nos trilhos. Avançamos muito, com a universalização da Educação e a implantação do SUS. Sei que o SUS precisa de aprimoramento, mas o que grande parte da população não sabe é que mais avançada que o Obamacare. Demos um salto de qualidade nesses 30 anos, mas ainda precisamos evoluir muito. E isso só será possível após a Reforma Política”, afirmou.
Rodrigo Gago, diretor da Faculdade de Direito, não escondeu a satisfação em ver o grande público no auditório. “Isso demonstra o interesse de nossos alunos em saber ainda mais sobre a Constituição Federal. Esse dia entrará para a história da instituição, pois recebemos um ministro e um professor renomado. Isso dá ainda mais prestígio à nossa Faculdade”, finalizou.
Nenhum comentário on "Ministro do STF palestra sobre os 30 anos da Constituição Federal em SBC"