Da Redação – Em uma ação conjunta, as secretarias de Promoção Social, Serviços Urbanos e Guarda Municipal fizeram uma abordagem aos moradores em situação de rua na Praça da Bíblia e em um terreno próximo à UBS Magini de Mauá, na quinta-feira, 23/8. O intuito da operação é convencê-los a deixarem os locais e se encaminharem ao albergue municipal, além de utilizarem os serviços disponibilizados pelo Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua).
O coordenador do Centro POP do Jardim Cerqueira Leite, Francisco Júnior, afirma que muitos destes moradores já frequentam o local: “Eles vem para cá para se alimentar, tomar banho e participar de atividades extras como corte de cabelo, jogar futebol, além de serem encaminhados para a Defensoria Pública para fazer os documentos e tantas outras formas de atendimento”, ressaltou.
No entanto, a secretária da Promoção Social, Rosi de Marco, concorda que os moradores em situação de rua preferem permanecer morando em praças ou terrenos baldios por não quererem seguir as regras de horário do Centro POP e do albergue, além de alguns serem usuários de drogas. “A droga é o maior problema social, porque a maioria deles tem família e eles poderiam sair das ruas, mas não querem, mesmo a Prefeitura oferecendo ajuda e encaminhando para o Caps (Centro de Atenção Psicossocial)”, contou.
Uma das pessoas abordadas tem 22 anos e morava com a família no Jardim Kennedy, mas por causa das drogas está nas ruas há alguns anos: “Não me lembro há quanto tempo estou fora de casa, tenho uma filha de seis anos e minha família toma conta. Tenho vergonha de estar nessa situação, mas também não consigo sair”, relatou.
As abordagens são realizadas com regularidade e tem acompanhamento dos que aceitam ajuda.
Nenhum comentário on "Prefeitura de Mauá realiza ação de abordagem aos moradores em situação de rua"